VYGOTSKY E PIAGET: UMA VISÃO PARALELA
Citação de Marcelo Araujo Lima em outubro 17, 2023, 10:26 pmVygotsky trouxe em evidência o social, olhando-o como algo realmente vivenciado desde a origem do discurso, além de ter observado a língua em atividade, que, para o desenvolvimento da linguagem, é um salto qualitativo indispensável. Sendo assim, Piaget assume sua teoria como construtivista ou cognitivista, e Vygotsky, por sua vez, como sócio-construtivista ou sócio-cognitivista, firmando um marco diferencial no cerne das mesmas, embora se encontrem ao considerarem que a língua está em construção e que existe o interno e o externo, enfocando, para um, a assimilação, acomodação e (re)equilibração e para outro, zonas de desenvolvimento proximal, real e potencial.
Vygotsky trouxe em evidência o social, olhando-o como algo realmente vivenciado desde a origem do discurso, além de ter observado a língua em atividade, que, para o desenvolvimento da linguagem, é um salto qualitativo indispensável. Sendo assim, Piaget assume sua teoria como construtivista ou cognitivista, e Vygotsky, por sua vez, como sócio-construtivista ou sócio-cognitivista, firmando um marco diferencial no cerne das mesmas, embora se encontrem ao considerarem que a língua está em construção e que existe o interno e o externo, enfocando, para um, a assimilação, acomodação e (re)equilibração e para outro, zonas de desenvolvimento proximal, real e potencial.
Citação de Amarildo Rodrigues Campos em dezembro 22, 2023, 5:58 pmPpiaget assume a sua teoria como construtivista e cognitivista.
Ppiaget assume a sua teoria como construtivista e cognitivista.
Citação de Aparecida Fatima da Silva em dezembro 30, 2023, 9:06 pmA evolução do ser humano é sempre um degrau a mais, nossa mente nos capacita para o mundo quando evoluímos em nosso saber. Piaget definiu de forma clara a evolução das crianças, enquanto Vygotsky definiu o quanto uma pessoa pode evoluir se tiver o estímulo adequado.
A evolução do ser humano é sempre um degrau a mais, nossa mente nos capacita para o mundo quando evoluímos em nosso saber. Piaget definiu de forma clara a evolução das crianças, enquanto Vygotsky definiu o quanto uma pessoa pode evoluir se tiver o estímulo adequado.