Psicanálise – Análise e Supervisão

Psicanálise – Análise e Supervisão

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

19 comentários sobre “E-BOOK – ENTREVISTAS CLÍNICAS E AS PRIMEIRAS SESSÕES

  1. Neste tópico aprendemos sobre como conduzir as primeiras interações com o cliente, sobre as entrevistas preliminares e sua importancia para o bom andamento do tratamento.

    Responder
    1. Regina é muito importante sua observação, tendo em vista que cada caso é diferente do outro em que o importante a dizer de acordo com a Palavra de Deus: “pronto para ouvir e tardio para falar”, Tiago 1.19. Com isso se poderá traçar um melhor atendimento e terapia.

      Responder
    2. De estima grande o passo a passo da entrevista preliminar, na visão de Freud, Lacan e contemporaneamente, Zimermann. Leitura indispensável, para quem deseja levar a cabo a honrada tarefa de terapeuta, pois fornece ferramenta indispensável para o dia a dia.

      Responder
    3. A multiforma de como se dá as entrevistas na visão freudiana, lacaniana, também neste escopo como se faz uma entrevista com criança, na visão de Melaine Klein e Anna Freud, e como se prossegue cativando a criança. Enfim, o desbaratar do primeiro momento e a sequência, inclusive o contrato que estabelece a dinâmica das sessões de análise, inclusive com valores.

      Responder
  2. Neste E-BOOK,apresenta todas as abordagem de início das consultas e aprimoramento, trazendo as aprendizados das informações.

    Responder
  3. A investigação a priori é fundamental analisarmos a fala, o modo como se comporta a irritabilidade e por ai vai….
    Tenho anos de profissão e o que mais vejo o paciente fala sem parar acelerado ao extremo , não dando nem tempo de sentir sua própria respiração .O que falamos a priori eles discordam o tempo todo passando algumas sessões eles já começam pensar no que foi dito e começam desacelerar naquele quadro de desconforto emocional.

    Responder
  4. É preciso investigar minuciosamente e ouvir atentamente cada queixa do paciente. Não podemos deixar passar em branco nenhuma oportunidade.

    Responder
  5. De fato!
    Ouvir o paciente é a psicanálise em prática, ouvir o paciente é entender e o despertar do Incosnciente da alma no sofrimento. Cada assunto abordado nos leva uma viagem psíquica no mundo psicanalitico, portanto só aumenta esse amor ? por esta ciência tão extraordinária, a PSICANÁLISE.

    Responder
  6. O primeiro contato direto ou indireto com o paciente é primordial para definição das atividades que serão realizadas ou não. As primeiras informações servem de direcionamento (um norte) para o início ou não do tratamento e qual será o foco a ser observado. A relação de confiança, ética e transparência criada pelo profissional é fundamental para essas definições, assim como a forma de condução dos trabalhos pelo terapeuta poderão determinar o sucesso ou o fracasso do acompanhamento/tratamento.

    Responder
  7. Podemos observar que as entrevistas clínicas é uma técnica bastante utilizada pelo psicanalista para um momento de avaliação prévio a análise.

    Responder
  8. Entrevistas, análise, anamnese, contrato, etc. Tudo muito interessante.
    “A entrevista é um instrumento fundamental do método clínico, sendo uma
    técnica de investigação científica”.

    Responder
  9. O diagnóstico psicanalítico é uma ferramenta essencial para a prática clínica da psicanálise, pois permite ao psicanalista compreender as raízes dos conflitos do paciente e desenvolver um tratamento adequado que possibilite o autoconhecimento e a transformação dos aspectos inconscientes que influenciam seu comportamento e bem-estar psíquico. Por isso, o analista não deve criar interpretações precipitadas, pois é o paciente que dá sentido às suas experiências. A função sintomal compreende questões sobre a demanda e analisabilidade. De acordo com Lacan, há apenas uma demanda verdadeira para se dar início a uma análise: a de se desvencilhar de um
    sintoma.

    Responder
  10. Antes de dar inicio ao tratamento psicanalítico propriamente dito, é necessário que seja realizado durante algumas semanas entrevistas preliminares. Durante esse período, é realizada uma sondagem diagnóstica para em seguida iniciar ou não o tratamento. Essa sondagem não é um questionário de anamnese com perguntas e respostas no formato sim ou não. Mas uma entrevista na qual seja possível o sujeito fazer uma narrativa de sua própria vida, da sua história e desta forma entender-mos as motivações que o levaram a procurar o Psicanalista.

    Responder
  11. O mais importante da psicanálise é a interação entre ambos (psicanalista e paciente, e a sua construção dentro da entrevista)

    Responder
  12. Todo o contexto, desde a abordagem, tratamento preliminar, e regra da associação livre bem como o processo de análise e tempo são elementos essenciais para uma condução dessa caminhada.

    Responder
  13. Interação e confiança, paciente x Terapeuta.
    Avaliação através da anamnese, verbalização clara e objetiva . Construção sistêmica de caminhos através da escutar a livre associação e questionamento assertivo para tirar o paciente da zona de conforto para ressignificação de traumas. Um prognóstico correto com demanda de tempo para um acompanhamento clínico e integrativo seguro e satisfatório.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

38 comentários sobre “Psicanálise – Análise e Supervisão

  1. Eu estou finalizando o curso e desde já agradeço e muito bom o trabalho de vcs obrigada.

    1. Finalizei com êxito, diante de conceitos maravilhosos para meus conhecimentos, e experiência.
      Muito obrigado por tudo.

    2. Este curso me trabalhou bem a mente para compreender a dimensão da importância da psicanálise atendendo as pessoas, sem deixar de lado a própria análise do terapeuta que atende. Sem dúvida alguma o IEVI demosntrou ser uma Instituição de Excelência em se preocupar em transmitir o que de mais importante se tem na psicanálise. Parabéns a toda a equipe! Muito obrigado.

  2. Muito feliz por ter realizado os três cursos da Psicanálise pela IEVI. Mesmo tendo finalizado os cursos, permaneço aqui para rever alguns assuntos (conteúdos) que me chamaram mais atenção e a leitura.

    A IEVI, obrigado por proporcionar esse aprendizado que nunca se acaba, nos Psicanalistas estamos sempre em formação.

      1. Bom dia!

        O aluno será informado por e-mail se a sua análise não foi aceita em até 24 horas. Caso não receba a notificação o mesmo estará aprovado.

        Att,
        IEVI

  3. Nossa é uma sensação maravilhosa chegar até aqui. Conclui o curso Psicanálise clínica e integrativa. Agora cheguei no Ponto crucial e mais relevante do curso , análise e a supervisão. Grata!!

  4. Quero magnificar o conteúdo riquíssimo que me fora propagado, fiz os três cursos de Psicanálise, me sinto honrado e privilegiado por fazer parte desta escola IEVI que com maestria nos transmitiu este aprendizado, seremos eternos aprendizes. Obrigado pela oportunidade e vamos continuar estudando e aprendendo, porque na realidade um amante dos estudos nunca se forma.

    1. Obrigado Instituto figueira por ter me oferecido a oportunidade de conclusão do meu curso aprendi muito estou aprendendo parabéns pelo conteúdo disponibilizado aqui vocês são 10

  5. Fiz a minha matrícula e começo amanhã minha primeira aula piscicanalista clínica, já ansiosa!

  6. Excelente formação!
    Com qualidade e bem preparada; que visa bem capacitar os futuros psicanalistas..
    Deus os abençoe +copiosamente!

  7. Excelente curso!
    Recomendo vivamente!!!
    Ótimos conteúdos; expostos de forma simples e compreensível à uma linguagem bem próxima do cotidiano.
    O curso habilita o aluno à atuar de forma; capacitada; consciente e segura! Já fiz vários cursos no IEV; bem como já indiquei à outros colegas sacerdotes .
    Vale à pena!!!

    1. Bom dia.

      Estou muito feliz em poder concluir os cursos de Psicanalista Clínica e Integrativa e agora poder mergulhar no profundo ensino de Teoria, Análise e Supervisão, confiante em Deus e preparado para concluir o término do curso e por fim, por todos os ensinamentos em prática.

      Deus abençoe à todos, e muito obrigado instituto IEVI pela oportunidade de aprendizado.

      At.te
      Pr. Alexandre Paiva e futuro Psicanalista.

  8. Terminei os três cursos o de psicanálise clínica, psicanálise integrativa e analise e supervisão. Só tenho gratidão me ajudou muito na minha profissão de psicanalista, antes de mais nada ser psicanalista e ter um dom pois não é fácil exige muita dedicação e a procura constante de conhecimento, nunca paramos com os estudos. Parabéns Instituto Educacional Videira! Continuo por aqui dando uma olhada nos conteudos.

  9. Boa noite, estou iniciando o curso de psicanalise clinica, agradeço desde já a oportunidade oferecida por IEVI.

  10. Terminei os três cursos de psicanálise, porem, sei que que não termina aqui; isto é apenas o início de uma longa jornada em que devo trilhar…, continuar estudando, esse é o caminho e ajudando os que buscam conhecer a si mesmo através do grande labirinto do inconsciente.
    Estou grato por essa oportunidade na IEVI, gostaria de sugerir, que a mesma venham com novos curso na área psicanalítica e como um reforço nos estudos…
    Obrigado pela oportunidade, fiquem com DEUS.

  11. Oi, qual é o valor desse último certificado que é gerado após realizar a etapa de análise e supervisão? Obrigada

  12. Após concluí os três pilares, comecei a realizar algumas intervenções na escola onde atuo e já estou tendo bons resultados nas análises e supervisões. Obrigado IEVI pela oportunidade!

  13. Todos os cursos de Psicanálise são bem explicativos, pude tirar algumas dúvidas e adquirir mais conhecimento.

  14. Estou muito feliz! Consegui finalizar os 3 cursos de psicanálise pela IEVI e vou continuar estudando bastante para ser um excelente psicanalista.
    Gratidão aos colaboradores da IEVI.
    Obrigado JESUS!

  15. Realizar e concluir os 3 cursos de psicanalise ofertados pela IEVI agregou muito mais conhecimento para minha vida profissional e pessoal. Obrigado pela oportunidade.

  16. Que projeto maravilhoso. Ja me matriculei e vou usufruir muito. Gratidão!

  17. Olá, estou iniciando psicanálise integrativa, porém estou com prazo de 3 semanas para concluir análise e supervisão, porém nem iniciei ainda. Como faço para prorrogar o prazo para conclusão da análise e supervisão?

  18. Muito obrigado por poder realizar os dois cursos de psicanalise amei a estrutura do curso!!! Ao finalizar irei requisitar a credencial!!

  19. Olá, gostaria de entender algo… Acabei de fazer a matricula no psicanalise clinico, eu tenho que fazer os outros dois? Não quero para atuar na área e sim para ajudar no meu ministério e liderança. Pode ser só o clinico ou seria incompleto?

  20. Agradeço o IEVI por estes cursos maravilhosos,já estou na análise e supervisão e espero ser aprovada!Excelente conteúdo,parabéns a todos!

  21. Gratidão por trazer até nós esse estudo de Formação em Psicanálise.
    Este Certificado é de relevância para mim e é com muita alegria que estou recebendo-o neste dia! Estou mesmo feliz por atingir essa conquista. Esse Estudo tem me ajudado muito em meu autoconhecimento e estará me colocando no grupo daqueles que querem fazer parte da solução ajudando o próximo em dias tão conturbados. Deus abençoe esse Instituto!

  22. O pre-requisito é a conclusão dos dos cursos: clicnico e intregrativo? Ou um dos dois?

  23. Boa tarde. Estou assaz satisfeito pelo empreendimento realizado e proporcionado pela Instituição IEVI. Realizei os três Cursos: Psicanálise Clínica, Psicanálise Integrativa e Análise e Supervisão. Com plena certeza muito contribuirá para o desempenho e desenvolvimento como Ministro do Evangelho (Pastor). Muito obrigado pela oportunidade e que outros cursos de muita relevância sejam disponibilizados para os que desejam crescer no conhecimento.

  24. Agradeço a Deus em primeiro lugar que renovou dia a dia minhas forças para poder concluir esses estudos em formação em Psicanálise. IEV vocês estão de parabéns por nos dar essa oportunidade de ouro em poder fazer esses cursos. Obrigado DEUS, obrigado IEV. No amor de Cristo, na Graça e Paz de Jesus. Pastor Missionário Evangelista Carlão( Carlos Alberto Fernandes em missão pela IPB em Tibagi/PR.

  25. Que maravilha!Conclui Análise e Supervisão!
    Agradeço a todos já estou aguardando o certificado!
    Parabéns pra iev.

  26. Gostaria de expressar minha sincera gratidão pelo excelente curso de psicanálise oferecido por vocês. O material disponibilizado foi de altíssima qualidade, contribuindo significativamente para meu aprendizado e crescimento profissional. Parabéns pelo comprometimento em oferecer um curso tão enriquecedor. Agradeço por essa experiência transformadora.

Os comentários estão fechados.