Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A ASSEMBLÉIAS DE DEUS NO BRASIL E EM PORTUGAL

A maior igreja pentecostal de todos os tempos foi fundada a 18 de junho de 1911 na cidade brasileira de Belém, capital do estado do Pará. Os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, este ex-pastor da Swedish Baptist Church, (Igreja Batista Sueca), de Menominee, Michigan, EUA, foram os apóstolos tomados por Deus para o lançamento das primeiras sementes. A chegada a Belém do Pará deu-se a 19 de novembro. Alojados no porão da Igreja Batista, na rua Balby n.° 406, permaneciam muitas horas em orações, suas vidas no altar de Deus. E, tão-logo começaram a falar em língua portuguesa, iniciaram trabalho evangelístico, enquanto doutrinavam a respeito do batismo com o Espírito Santo.

Da igreja pioneira de Belém irradiou-se a obra pentecostal a todas as regiões do Brasil, vindo a corresponder, a partir de 1960, a 70 por cento no quadro do evangelismo nacional. Durante algumas décadas solitárias na aceitação da doutrina pentecostal, as Assembléias de Deus constituíam uma minoria cruelmente perseguida. Nas pequenas cidades, o clero católico romano, dominante e implacável, contava sempre com o apoio de autoridades arbitrárias que fechavam templos e agrediam e aprisionavam os membros da igreja.

Dezenas de milhares de membros das igrejas conservadoras (batistas, presbiterianas, metodistas e outras) buscam atualmente o batismo com o Espírito Santo e experimentam um avivamento sem precedentes. Enquanto as denominações tradicionais em sua maioria, estacionam ou decrescem em número de fiéis e de templos, os pentecostais inclusos os avivados, (como são conhecidos os não integrantes das Assembléias de Deus) crescem em todos os sentidos.

A igreja pentecostal pioneira, pela sua condição de majoritária, lidera na evangelização, com dezenas de programas radiofónicos e frequentes campanhas que reúnem dezenas de milhares de pessoas em praças e estádios. Fato novo e altamente significativo que se registra no meio pentecostal, nos últimos anos, é o despertamento para o aprendizado, para o estudo sistemático da Palavra de Deus. Alguns institutos passaram a funcionar e outros se organizam e neles jovens de todo o País, ao lado de obreiros veteranos, que também se despertam para o estudo, capacitam-se a prosseguir, acompanhando a igreja no seu progresso e nos desafios que se lhe apresentam na hora presente.