Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A BUSCA POR RESPOSTAS

A psicanálise teve sua origem em uma "insatisfação" de Freud.
Sua busca insaciável por compreender mais sobre o funcionamento do intelecto humano, contribuiu para que fosse gerado o que conhecemos hoje como psicanálise.

Originada em um período frutífero e de inquietação de ideias, veio como uma nova solução para os dilemas que cerceavam a natureza e a história da humanidade, consistindo em examinar a influência das estruturas de um indivíduo e o funcionamento de sua vida psíquica.

Freud optou com ousadia encarar as questões relacionadas às fantasias, os sonhos e a interioridade humana, ou seja, seus labirintos escuros e misteriosos, em busca do significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou produções imaginárias como sonhos, delírios, associações livres, etc.

Enquanto atividade profissional, sua consistência permeia em torno de uma forma de tratamento que busca levar o paciente ao autoconhecimento e, com isso, à eliminação do desconforto psíquico e das manifestações somáticas. É uma importante ferramenta que amplia a possibilidade de compreensão de fenômenos sociais contemporâneos que questionam a visão do ser humano enquanto ser civilizado.

Devido a sede insaciável de Freud por compreender o funcionamento do mundo interior da humanidade, hoje podemos caminhar rumo ao conhecimento dos nossos infortúnios em busca de uma forma de findá-los ou apenas aprendermos a conviver melhor com eles.

"Eu posso ignorar as minhas mazelas ou posso aprender a reconhecê-las e como lidar com elas." - Dandara Monteiro