Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A complexidade do sistema psíquico e os mecanismos de defesa

Há uma complexidade incrível em todo aparelho psíquico e, cada vez que nos aprofundamos, mais compreendemos o que Freud quis dizer com "abismos que causam vertigens". Reflito se parte do mecanismos de defesa as expressões que exteriorizam os conflitos internos, quando repetidamente ouvimos "estou agoniado(a)", "estou em uma luta", "eu estou perdido" entre outros

O Ego parece andar em uma corda bamba, tendo em um extremo da vara que lhe permite o equilíbrio, o Id e no outro o Superego (causando apenas estes dois algum nível de desgaste mental. não?): pelo visto, dependendo de qual dos dois pese mais ou, seja dominante, os mecanismos de defesa irão despertar e se não observados, evoluir...

Na tentativa de desenhar mentalmente todo este sistema tão complexo, visualizo uma árvore repleta de galhos/ramificações que seguem diferentes direções e com inúmeras raízes que se alongam por baixo da terra, submergindo para a superfície onde um novo broto desponta. E agora? Teria eu uma identidade ainda não definida?