A compreensão da Psique
Citação de Alessandro Fabricio da Silva Duarte em outubro 3, 2023, 12:16 amLevando em consideração os conteúdos passados até aqui, puder compreender como nossa mente é distribuída, segundo Freud. Posso dizer que graças ao nosso consciente e pré-consciente não somos como os animais. Nessa linha de pensamento, fica claro dizer que o ID se trata de nossa parte instintiva, uma parte do cérebro disposta a obter prazer a qualquer custo.
Se considerarmos que o ID não tem noção da realidade, seria simples imaginar que coisas reprováveis pelo nosso ego e superego, viriam a tona sem essas restrições, como o incesto, assassinato, furto, etc.
O Ego me parece ser a nossa parte moral, aquela que nos impõe limites de acordo com nossas crenças e doutrinas. O Ego nos traz reflexão e é responsável pela filtragem de pensamentos e emoções.
O Superego, por outro lado, me parece fazer o papel ético, visto que ele nos apresenta punições sociais que seremos submetidos em caso de inconformidade com senso comum.
Levando em consideração os conteúdos passados até aqui, puder compreender como nossa mente é distribuída, segundo Freud. Posso dizer que graças ao nosso consciente e pré-consciente não somos como os animais. Nessa linha de pensamento, fica claro dizer que o ID se trata de nossa parte instintiva, uma parte do cérebro disposta a obter prazer a qualquer custo.
Se considerarmos que o ID não tem noção da realidade, seria simples imaginar que coisas reprováveis pelo nosso ego e superego, viriam a tona sem essas restrições, como o incesto, assassinato, furto, etc.
O Ego me parece ser a nossa parte moral, aquela que nos impõe limites de acordo com nossas crenças e doutrinas. O Ego nos traz reflexão e é responsável pela filtragem de pensamentos e emoções.
O Superego, por outro lado, me parece fazer o papel ético, visto que ele nos apresenta punições sociais que seremos submetidos em caso de inconformidade com senso comum.