Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A constituição do eu através da imagem

Segundo Lacan e a fase do espelho, nós constituímos o nosso Eu através da imagem e do olhar do outro. É preciso haver um outro para que sabemos quem somos nós, é através da imagem pessoal que damos borda ao emaranhado de sensações que temos, é através do olhar do outro que estabelecemos identificações e rejeições e delimitamos a ideia de Eu.

Embora baseados na ilusão da unicidade corporal e da criação da imagem especular, a fase do espelho é de extrema relevância na constituição do ser, que é esse mesmo do nó borremiamo, imagem, símbolo e real, que só funcionam juntos, nunca separados.

É através do outro que temos consciência de quem , por isso a fase do espelho se torna tão necessária , é um momento crucial na formação da identidade , serve como um percursor simbólico para a posição do sujeito no mundo social e nas estruturas de desejos que orientam a vida psíquica.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱