Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A constituição do Eu, definição da personalidade e a Psicanálise identificando as características do Id, do Ego e do Superego

A visão profunda sobre a formação do Eu e a estrutura da personalidade inicia-se compreendendo a constituição do Eu; o ID é a parte mais primitiva da mente, armazenando impulsos, desejos e energia psíquica. Guiado pelo princípio de prazer, busca satisfação imediata, sem considerar regras sociais ou consequências; O Ego evolui a partir do Id e atua principalmente no nível consciente. Regido pelo princípio de realidade, medeia entre os impulsos do Id e as demandas do mundo externo. É responsável por tomar decisões e equilibrar desejos e limitações; o Superego é a parte moral da mente. Desenvolve-se na infância, internalizando normas sociais e valores. Representa o que é civilizado e cultural, contratando com os impulsos arcaicos do Id. A Personalidade é a única para cada indivíduo, refletindo como pensamos, sentimos e agimos. Na psicanálise, ela se forma a partir do Complexo de Édipo, estruturando a psique com base nas relações familiares e sociais. Existem três grandes estruturas possíveis da personalidade: Psicose(descontinuação da realidade), Neurose(conflitos internos e ansiedade) e Perversão (desvios sexuais). E para uma melhor compreensão as características do Id: impulsivo, busca satisfação imediata, não reconhece certo ou errado; Ego: Medeia entre impulsos do Id e exigências do mundo, limitando desejos inadequados; Superego: internaliza normas sociais, representa moral e ética. A personalidade emerge da interação complexa entre essas três instâncias, moldando nessa forma de ser e agir.

Sirlene Oliveira De Alcantara Martins and FABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA have reacted to this post.
Sirlene Oliveira De Alcantara MartinsFABIO LUIS NEVES DE OLIVEIRA