A constituição do Eu e da personalidade
Citação de Gustavo Ricardo de Morais em agosto 11, 2025, 1:14 pmA constituição do sujeito é moldada desde o nascimento com base em experiências e vivências internas e externas, como a família e a sociedade. Fatores como traumas emocionais e sentimentais também influenciam diretamente nessa formação. As instâncias psíquicas ( Ego, Id e Superego) interagem entre si nesse desenvolvimento e moldam cada pessoa, cabendo a cada pessoa através de mecanismos de defesa como Recalque, Negação e Repressão no intuito de proteger o Eu de qualquer coisa que traga sofrimento emocional. Com isso, é papel da Psicanálise ajudar todo ser humano a lidar com isso da melhor forma possível, prezando o bem estar coletivo e social.
A constituição do sujeito é moldada desde o nascimento com base em experiências e vivências internas e externas, como a família e a sociedade. Fatores como traumas emocionais e sentimentais também influenciam diretamente nessa formação. As instâncias psíquicas ( Ego, Id e Superego) interagem entre si nesse desenvolvimento e moldam cada pessoa, cabendo a cada pessoa através de mecanismos de defesa como Recalque, Negação e Repressão no intuito de proteger o Eu de qualquer coisa que traga sofrimento emocional. Com isso, é papel da Psicanálise ajudar todo ser humano a lidar com isso da melhor forma possível, prezando o bem estar coletivo e social.