Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise: Psicanálise ClínicaConceito do Eu e da PersonalidadeA construção da personalidade na …
A construção da personalidade na teoria topográfica e na estrutural
JUCIARA SUZART NEVES@juciara-suzart-neves
37 Posts
#1 · outubro 4, 2022, 10:21 pm
Citação de JUCIARA SUZART NEVES em outubro 4, 2022, 10:21 pmNa concepção da Teoria Topográfica de Freud, há três estruturas que representam os diferentes níveis da consciência humana. Os sistemas, por consequência, definem nossas ações e sentimentos – ou seja, estruturam a personalidade – considerando que a mente é a origem de quem somos. Entenda as partes descritas nessa teoria!O consciente - abriga os conteúdos que estão mais elevados em nossa mente,O pré-consciente é como uma ponte entre as duas outras partes.E no Inconsciente- que habitam as raízes dos problemas emocionais. É ali que moram os instintos, os elementos reprimidos e censurados desde a infância. O que existe nessa região da mente não pode ser voluntariamente resgatado pelo indivíduo. Algumas técnicas psicanalíticas têm justamente esse objetivo: entender o que está no inconsciente.Na Teoria Estrutural temos o Id, ego e superego: esses são os três componentes que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.
Na concepção da Teoria Topográfica de Freud, há três estruturas que representam os diferentes níveis da consciência humana. Os sistemas, por consequência, definem nossas ações e sentimentos – ou seja, estruturam a personalidade – considerando que a mente é a origem de quem somos. Entenda as partes descritas nessa teoria!
O consciente - abriga os conteúdos que estão mais elevados em nossa mente,
O pré-consciente é como uma ponte entre as duas outras partes.
E no Inconsciente- que habitam as raízes dos problemas emocionais. É ali que moram os instintos, os elementos reprimidos e censurados desde a infância. O que existe nessa região da mente não pode ser voluntariamente resgatado pelo indivíduo. Algumas técnicas psicanalíticas têm justamente esse objetivo: entender o que está no inconsciente.
Na Teoria Estrutural temos o Id, ego e superego: esses são os três componentes que representam, respectivamente, os impulsos, a racionalidade e o senso de moral. Cada uma dessas partes é responsável por diferentes aspectos da personalidade e definem como o indivíduo age e se relaciona com outras pessoas.
Clique para não gostei.0Clique para gostei.0