A construção do eu
Citação de Vinicius Panazzolo em novembro 29, 2023, 2:49 pmEm uma comparação psiquica, nossa formação está majoritariamente no inconsciente, assim a consciência é um pequeno núcleo do que sabemos sobre nós e o verdadeiro saber instala-se o inconsciente, revelando um saber que não nos é dado, mas que deve ser procurado para ser encontrado. Freud foi genial ao descobrir o inconsciente através da análise dos sonhos, atos falhos e lapsos, ou seja, observações simbólicas. Com a investigação sistemática demonstrou que a certeza da consciência não é verdadeira, mas uma construção. Freud chamou de metapsicológica este campo de estudo sobre as relações entre o inconsciente e a consciência. A observação e construção do eu, portanto, é um estudo primordial para formação da identidade. Um campo de fundamental importância em tempos neoliberais onde o edonismo, narcisismo individualistas pautam as relações sociais fabricando falsas expectativas do individuo.
Em uma comparação psiquica, nossa formação está majoritariamente no inconsciente, assim a consciência é um pequeno núcleo do que sabemos sobre nós e o verdadeiro saber instala-se o inconsciente, revelando um saber que não nos é dado, mas que deve ser procurado para ser encontrado. Freud foi genial ao descobrir o inconsciente através da análise dos sonhos, atos falhos e lapsos, ou seja, observações simbólicas. Com a investigação sistemática demonstrou que a certeza da consciência não é verdadeira, mas uma construção. Freud chamou de metapsicológica este campo de estudo sobre as relações entre o inconsciente e a consciência. A observação e construção do eu, portanto, é um estudo primordial para formação da identidade. Um campo de fundamental importância em tempos neoliberais onde o edonismo, narcisismo individualistas pautam as relações sociais fabricando falsas expectativas do individuo.