A construção do “eu”
Citação de lucianapettorino em abril 24, 2024, 2:14 pmO "estágio do espelho" é a fase em que os bebês percebem a imagem externa do corpo, onde nasce uma resposta psíquica que o dá a entender o “eu”, na identificação com a imagem refletida. Nesse momento, o bebê depende de objetos externos, do outro (normalmente mãe e pessoas mais próximas). Esse “outro” tem um poder de moldar a psique na criança no primeiro momento da vida; e por muito tempo seria como se a criança se reconhecesse (soubesse quem ela é [não fisicamente] pelo outro).
O "estágio do espelho" é a fase em que os bebês percebem a imagem externa do corpo, onde nasce uma resposta psíquica que o dá a entender o “eu”, na identificação com a imagem refletida. Nesse momento, o bebê depende de objetos externos, do outro (normalmente mãe e pessoas mais próximas). Esse “outro” tem um poder de moldar a psique na criança no primeiro momento da vida; e por muito tempo seria como se a criança se reconhecesse (soubesse quem ela é [não fisicamente] pelo outro).
Citação de Alves Andrade em abril 30, 2024, 4:47 pmSempre me incomodou a ideia do apelido. Ah mas é afetivo. Mas não é o nome com o qual ele aprendeu a se mirar no espelho da vida. O caso Cristian é bem emblemático, uma vez que atesta como o nome RENATO era importante por aquele garoto que mantinha um grito silencioso em seu íntimo, responsável pelos seus problemas. Somente após ser compreendido é que seus olhos voltaram a brilhar intensamente.. Agora imagine João Augusto ser chamado de Tio Orelha; Roberto césar ser o Chimbinha...
Sempre me incomodou a ideia do apelido. Ah mas é afetivo. Mas não é o nome com o qual ele aprendeu a se mirar no espelho da vida. O caso Cristian é bem emblemático, uma vez que atesta como o nome RENATO era importante por aquele garoto que mantinha um grito silencioso em seu íntimo, responsável pelos seus problemas. Somente após ser compreendido é que seus olhos voltaram a brilhar intensamente.. Agora imagine João Augusto ser chamado de Tio Orelha; Roberto césar ser o Chimbinha...
Citação de talitatroufa em abril 30, 2024, 10:45 pmO ser humano se constrói e vai se encontrando aos poucos, uns com mais facilidade, uns com menos, o auxílio de outras pessoas conta muito desde sua introdução no mundo até mais tarde
O ser humano se constrói e vai se encontrando aos poucos, uns com mais facilidade, uns com menos, o auxílio de outras pessoas conta muito desde sua introdução no mundo até mais tarde
Citação de Lumirelle31 em maio 2, 2024, 9:10 pmNos somos produtos do meio social que estamos inseridos. E precisamos que de fato esteja claro as questoes sobre as nossas raizes e de onde fomos formados pois, caso contrario teremos muitas crises existenciais, pessoas inseguras, imaturas e de dificil posicionamento, narcisista e assim vai.
Nos somos produtos do meio social que estamos inseridos. E precisamos que de fato esteja claro as questoes sobre as nossas raizes e de onde fomos formados pois, caso contrario teremos muitas crises existenciais, pessoas inseguras, imaturas e de dificil posicionamento, narcisista e assim vai.