A CONSTRUÇÃO DO EU
Citação de Margarete De Carvalho Rodrigues em setembro 2, 2025, 5:07 pmO processo de construção do eu começa muito cedo, ainda na infância, e envolve a forma como a criança passa a se reconhecer e a se relacionar com o mundo ao seu redor. Segundo a psicanálise, especialmente Lacan, esse processo passa por uma fase importante chamada estádio do espelho. Nesse momento, o bebê vê sua imagem refletida e começa a perceber que é um ser separado dos outros. Ele se identifica com essa imagem no espelho, que parece inteira e organizada, mesmo que por dentro ainda sinta seu corpo como algo sem tanta coordenação. Essa experiência ajuda a formar a primeira noção de identidade, mas também mostra que nosso eu nasce sempre em relação ao outro: precisamos do olhar e do reconhecimento das pessoas ao nosso redor para nos construirmos.Com o tempo, o eu vai se estruturando a partir das interações com a família, com a linguagem e com as experiências de vida. A criança aprende quem é por meio dos nomes que recebe, das regras sociais e do modo como é vista e tratada pelos outros. Assim, a identidade não é algo pronto ou fixo, mas um processo contínuo, sempre marcado pelo desejo de ser reconhecido e amado.Em resumo, o eu não nasce pronto dentro da pessoa. Ele é construído pouco a pouco, a partir das imagens que vemos de nós mesmos, das palavras que ouvimos e da relação com quem nos cerca.
O processo de construção do eu começa muito cedo, ainda na infância, e envolve a forma como a criança passa a se reconhecer e a se relacionar com o mundo ao seu redor. Segundo a psicanálise, especialmente Lacan, esse processo passa por uma fase importante chamada estádio do espelho. Nesse momento, o bebê vê sua imagem refletida e começa a perceber que é um ser separado dos outros. Ele se identifica com essa imagem no espelho, que parece inteira e organizada, mesmo que por dentro ainda sinta seu corpo como algo sem tanta coordenação. Essa experiência ajuda a formar a primeira noção de identidade, mas também mostra que nosso eu nasce sempre em relação ao outro: precisamos do olhar e do reconhecimento das pessoas ao nosso redor para nos construirmos.Com o tempo, o eu vai se estruturando a partir das interações com a família, com a linguagem e com as experiências de vida. A criança aprende quem é por meio dos nomes que recebe, das regras sociais e do modo como é vista e tratada pelos outros. Assim, a identidade não é algo pronto ou fixo, mas um processo contínuo, sempre marcado pelo desejo de ser reconhecido e amado.Em resumo, o eu não nasce pronto dentro da pessoa. Ele é construído pouco a pouco, a partir das imagens que vemos de nós mesmos, das palavras que ouvimos e da relação com quem nos cerca.