A construção do EU
Citação de ADRIANA MARCIA DE LIMA BELEM em abril 19, 2023, 1:39 pmO processo de construção do Eu, que envolve o desenvolvimento da capacidade de consciência, de linguagem e de ação, considerando que o EU tem que estar em equilíbrio entre os seus sentimentos de cuidado e responsabilidade e os dos outros. É necessária uma subjetivação do próprio Eu e, ao mesmo tempo, uma delimitação sobre a objetividade do mundo social.
Alguns autores de teorias psicanalíticas, defendem a ideia que o desenvolvimento Eu realiza-se por 04 estágios: 1) o simbiótico, 2) o egocêntrico, c3 o sociocêntrico-objetivista e 4) o universalista.
Esses níveis de desenvolvimento são hierárquicos quanto à reflexividade, à abstração, diferenciação, e à generalização, até que o indivíduo construa os valores do seu EU, compreendendo suas decisões, ações e consequências em uma situação existencial em um determinado contexto cultural.
O processo de construção do Eu, que envolve o desenvolvimento da capacidade de consciência, de linguagem e de ação, considerando que o EU tem que estar em equilíbrio entre os seus sentimentos de cuidado e responsabilidade e os dos outros. É necessária uma subjetivação do próprio Eu e, ao mesmo tempo, uma delimitação sobre a objetividade do mundo social.
Alguns autores de teorias psicanalíticas, defendem a ideia que o desenvolvimento Eu realiza-se por 04 estágios: 1) o simbiótico, 2) o egocêntrico, c3 o sociocêntrico-objetivista e 4) o universalista.
Esses níveis de desenvolvimento são hierárquicos quanto à reflexividade, à abstração, diferenciação, e à generalização, até que o indivíduo construa os valores do seu EU, compreendendo suas decisões, ações e consequências em uma situação existencial em um determinado contexto cultural.