Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A construção do eu e seus desvios

Translator

A metapsicologia freudiana é uma tentativa de fornecer uma explicação abrangente e sistemática para o funcionamento da mente humana. Ela busca entender não apenas os sintomas e comportamentos observáveis, mas também os processos inconscientes que os geram. Ao explorar a mente sob as perspectivas dinâmica, econômica e tópica, Freud criou uma estrutura teórica que se tornou a base para a psicanálise e influenciou profundamente a psicologia e outras disciplinas.

Além disso, foi possível compreender melhor o papel do id, ego e do superego na construção do eu e da personalidade. Permitiu entende a definição de pulsões e sua diferenciação do instinto.

Na esquizofrenia, a libido se afasta dos objetos externos e volta-se para o próprio eu, resultando em uma perda de interesse no mundo externo. O id continua ativo, mas o ego perde sua capacidade de mediar adequadamente, e o superego pode se tornar disfuncional, contribuindo para os sintomas característicos da doença, como alucinações, delírios e retração social.

A tatuagem, na visão psicanalítica, é uma manifestação rica e multifacetada que pode envolver questões de identidade, desejo, narcisismo, sublimação e até mesmo trauma. Ela pode ser entendida como uma tentativa de inscrever no corpo os conflitos e desejos que estão presentes no inconsciente, ao mesmo tempo em que serve como uma forma de comunicação simbólica com o mundo exterior.

Esses foram alguns temas compreendidos nesse módulo.

Debora Menezes and EuNePaY have reacted to this post.
Debora MenezesEuNePaY