Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A CONSTRUÇÃO DO EU, EM UMA INFÂNCIA DE ABANDONO

A construção do eu, inicia desde o nascimento, o individuo nasce com instintos de sobrevivência, o ato de se alimentar no seio da mãe, o chorar quando se quer algo, ou com algum desconforto, com o tempo ele assimila o choro , como um pedido de atenção, quando a mãe atende, o seu desenvolvimento segue o curso normal, as vezes o exagero de cuidados  por parte da mãe pode gerar consequências de dependência emocional do individuo e isso refletira tanto na infância quanto na adolescência, e na fase adulta é possível que tenha problemas com essa dependência, pois irá transferir para as pessoas que se relacionar, seja amigos familiares ou cônjuges, e no extremo até filhos,  pode se dizer que a pessoa mimada que tem dependência de afeto, ela desenvolvera traços de narcisismo, pois ele sempre ira querer que suas necessidades seja supridas a qualquer custo. Por outro lado o individuo que teve o abandono da mãe ou de seus responsáveis, terá consequências mais extremas, o abandono causa frustração, sentimento de inutilidade, o individuo cresce sem amor, sem a construção de sentimento, sem a construção do eu saudável, principalmente se neste ambiente foi-lhe negado amor, e oque ele teve foi só violência, abuso, partindo desta narrativa, na fase adulta ele pode desenvolver psicopatia, sociopatia com traços narcísicos  ou transtornos de humor, porque foi ensinado a ser assim. Na fase adulta os questionamentos internos começam a invadir a mente, pois há uma distorção do eu verdadeiro, os traumas distorcem a imagem de si mesmo.

Josy Rezende de Lima Marques has reacted to this post.
Josy Rezende de Lima Marques