Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A criação do terceiro maior invento da humanidade depois do fogo e da roda: o inconsciente.

Nesse início de módulo, aprendi sobre quem e como foi criado o que considero o terceiro maior invento da humanidade: a descoberta do inconsciente. Seu criador foi Sigmund Freud, nascido em 1856 (na atual Tchecoslováquia - à época, território Austro\Húngaro) e falecido em 1939, ironicamente no ano em que se inicia a Segunda Grande Guerra.

O módulo mostra que Freud desenvolveu sua Primeira Teoria do Aparelho Psíquico após a descoberta do inconsciente. Primeiro, mapeando em três instâncias: consciente (aqui não há mecanismos de defesa); pré-consciente (espaço intermediário); e inconsciente (como estado profundo do esquecimento).

A Segunda Teoria de Freud mostra a Estrutura e Funcionamento do Aparelho Psíquico com três componentes especiais: o ID (sem leis, desejos primitivos); Ego (onde ocorre a autopreservação, ponderação do ID, negociação - ponte entre a realidade externa e a atual); e o Superego (culpa, instinto, mecanismo de defesa, aceito moralmente). Segundo Freud, a ação conflituosa em excesso desses três componentes do aparelho psíquico pode resultar no aparecimento de neuroses, desconfortos psicológicos e doenças psicossomáticas.

Um dos potentes mecanismos de defesa que Freud mapeou no Superego chama-se Sublimação que seria a capacidade de um ser humano em sofrimento psíquico em sublimar sua dor ou desconforto em algo útil socialmente como a neurociência, educação, arte, na música... Os exemplos usados para ilustrar esse cenário seriam as obras de Leonardo Da Vinci e Beethoven.

Pelo Módulo, Freud dá ao inconsciente o status de alteridade radical por ter suas próprias leis e lógica, independendo da razão cartesiana.

O módulo expõe também a Psicanálise como uma vigorosa teoria social que nasce como uma nova solução para os dilemas da humanidade, explorando mais a subjetividade, as diferenças e a diversidade.

Viva a Psicanálise!!! Viva Freud!!!