A Dinâmica do Eu e a Construção da Personalidade
Citação de Ailton Fabricio Garcia em março 7, 2025, 12:17 amPara Freud, o eu emerge da interação entre o id, o superego e a realidade externa, atuando como mediador entre os impulsos instintivos e as demandas sociais. A personalidade, por sua vez, é moldada pelas experiências da infância, especialmente os estágios psicossexuais, e pelas relações objetais, resultando em um equilíbrio dinâmico entre as diferentes instâncias psíquicas. A força do eu em lidar com esses conflitos determina a saúde mental e o desenvolvimento da personalidade.
Para Freud, o eu emerge da interação entre o id, o superego e a realidade externa, atuando como mediador entre os impulsos instintivos e as demandas sociais. A personalidade, por sua vez, é moldada pelas experiências da infância, especialmente os estágios psicossexuais, e pelas relações objetais, resultando em um equilíbrio dinâmico entre as diferentes instâncias psíquicas. A força do eu em lidar com esses conflitos determina a saúde mental e o desenvolvimento da personalidade.