A força criativa do psiquismo em sustentar a vida psíquica.
Citação de Jefferson Soares em outubro 4, 2025, 2:58 amPercebo o quanto o ego é engenhoso ao criar saídas para lidar com sentimentos que parecem insuportáveis. Eu mesmo, em diferentes momentos da vida, já vivi situações em que sentimentos de inveja, raiva ou ciúme não podiam ser ditos ou reconhecidos, e então emergiram em formas indiretas, como se fosse mais fácil vestir uma fantasia do que encarar o afeto cru. A formação reativa de defesa do "eu", me faz refletir sobre como todos nós encontramos recursos simbólicos para não nos sentirmos pequenos diante do outro. Ao diferenciar esse mecanismo da sublimação, da negação ou da projeção, entendo que, embora cada um tenha suas peculiaridades, todos apontam para a mesma tentativa: proteger a integridade do eu. Essa reflexão me mostra que, se por um lado esses mecanismos ocultam conflitos, por outro revelam a força criativa do psiquismo em sustentar a vida psíquica.
Percebo o quanto o ego é engenhoso ao criar saídas para lidar com sentimentos que parecem insuportáveis. Eu mesmo, em diferentes momentos da vida, já vivi situações em que sentimentos de inveja, raiva ou ciúme não podiam ser ditos ou reconhecidos, e então emergiram em formas indiretas, como se fosse mais fácil vestir uma fantasia do que encarar o afeto cru. A formação reativa de defesa do "eu", me faz refletir sobre como todos nós encontramos recursos simbólicos para não nos sentirmos pequenos diante do outro. Ao diferenciar esse mecanismo da sublimação, da negação ou da projeção, entendo que, embora cada um tenha suas peculiaridades, todos apontam para a mesma tentativa: proteger a integridade do eu. Essa reflexão me mostra que, se por um lado esses mecanismos ocultam conflitos, por outro revelam a força criativa do psiquismo em sustentar a vida psíquica.