A formação do eu e da personalidade
Citação de Juliana Chaves Farias Ferreira em maio 24, 2025, 1:23 pmNeste tópico estudamos a formação do eu e da personalidade. No desenvolvimento humano nascemos em um estado de desamparo, sendo nutridos e cuidados pelo outro ( no caso a mãe) Nesta etapa, o ID que é uma instância do inconsciente onde se localizam as pulsões, o desejo e os instintos, que exerce pressões contínuas sobre o ser que não é capaz de evadir-se delas por suas próprias forças. A partir das relações com o outro e por meio da compreensão dos limites do próprio corpo, o indivíduo passa a desenvolver sua personalidade. O ego, então, surge como representação psíquica da realidade e torna-se fundamental para equilibrar as exigências do id com a realidade do mundo exterior, sendo regido pelo superego que é a instância que acompanha o princípio de moralidade e das regras e normativas do convívio social. O desenvolvimento da identidade do indivíduo é um processo que requer equilíbrios entre as pulsões e suas relações com os genitores; o desenvolvimento da imagem pessoal com diferenciação entre mim e o outro; a compreensão dos limites do corpo; e o desenvolvimento da alteridade a partir dos estímulos do mundo externo.
Neste tópico estudamos a formação do eu e da personalidade. No desenvolvimento humano nascemos em um estado de desamparo, sendo nutridos e cuidados pelo outro ( no caso a mãe) Nesta etapa, o ID que é uma instância do inconsciente onde se localizam as pulsões, o desejo e os instintos, que exerce pressões contínuas sobre o ser que não é capaz de evadir-se delas por suas próprias forças. A partir das relações com o outro e por meio da compreensão dos limites do próprio corpo, o indivíduo passa a desenvolver sua personalidade. O ego, então, surge como representação psíquica da realidade e torna-se fundamental para equilibrar as exigências do id com a realidade do mundo exterior, sendo regido pelo superego que é a instância que acompanha o princípio de moralidade e das regras e normativas do convívio social. O desenvolvimento da identidade do indivíduo é um processo que requer equilíbrios entre as pulsões e suas relações com os genitores; o desenvolvimento da imagem pessoal com diferenciação entre mim e o outro; a compreensão dos limites do corpo; e o desenvolvimento da alteridade a partir dos estímulos do mundo externo.