Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Formação do Eu na Psicanálise: Autoimagem, Identidade e Dinâmicas Internas

Neste módulo aprendemos a formação do "eu" na psicanálise, com ênfase nas teorias de Freud, Lacan e Dolto. Aprendemos como a libido pode ser direcionada para dentro de nós mesmos em casos de esquizofrenia. Além disso, entendemos como nossa autoimagem é influenciada desde a infância pelas interações sociais e pela forma como nos percebemos no mundo. A identidade é formada pela interação entre o consciente e o inconsciente, e a influência dos outros ao nosso redor é fundamental nesse processo. A dinâmica interna, composta por pulsões e narcisismo, afeta nossas emoções, desejos e comportamentos. Compreender esses processos nos ajuda a gerenciar nossas emoções de forma mais consciente.A autopercepção corporal inclui dimensões físicas, simbólicas e afetivas, mostrando como problemas emocionais na infância podem impactar nossa autoimagem. O processo de identificação é continuamente moldado pela assimilação de aspectos de outras pessoas e experiências ao longo da vida. Por fim, introduzimos o conceito de Self e Consciência, explorando como esses elementos se interligam na formação do "eu".