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A identificação, segundo a teoria de Lacan

O que jugo de importante nessa lição sobre identificação exposta no texto é que o texto fala sobre o conceito de identificação na psicanálise, que é quando uma pessoa se identifica com outra pessoa, personagem ou ideia. Existem três tipos de identificação: incorporação, regressiva e coletiva.

A identificação por incorporação acontece quando a pessoa imita o comportamento de outra sem perceber. Por exemplo, ao assistir um filme e começar a imitar o personagem principal. Já a identificação regressiva é quando a pessoa começa a ter sintomas semelhantes aos de um ente querido doente.

A identificação coletiva acontece quando um grupo de pessoas segue um líder político ou ideia sem questionar.

O texto também fala sobre a teoria de Lacan, um psicanalista, que explica que a identificação ocorre na fase do estádio do espelho e é influenciada pelos três tempos da concepção lacaniana do Édipo.

Por fim, Lacan propõe o conceito de traço unário, que permite a concepção do "um" como marca de alteridade, ou seja, uma forma de diferenciar o eu do sujeito

E essa  identificação, segundo a teoria de Lacan, é influenciada pelos três tempos da concepção lacaniana do Édipo. Esses três tempos são:

Identificação com o desejo da mãe: Nessa fase, a criança se identifica com o desejo da mãe e busca satisfazê-lo. Por exemplo, uma criança que segue todos os desejos da mãe, mesmo que sejam contrários aos seus próprios desejos.

Descoberta da lei do pai: Nessa fase, a criança descobre a existência da lei do pai e a sua posição na família. Ela percebe que há limites e regras a serem seguidos. Por exemplo, uma criança que percebe que não pode ter tudo o que quer e começa a respeitar as regras.

Simbolização da lei do pai: Nessa fase, a criança internaliza a lei do pai e começa a compreender a sua importância. Isso permite que ela se diferencie da mãe e estabeleça sua própria identidade. Por exemplo, uma criança que compreende que precisa respeitar as regras e limites, mesmo que isso signifique abrir mão de alguns desejos.

Esses três tempos são fundamentais para a formação da identidade e da subjetividade da criança, e influenciam a forma como ela se identificará com outras pessoas e ideias ao longo da vida.