Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Igreja Medieval - Crescimento do Poder Maometano

Crescimento do Poder Maometano

O movimento que agora chama a nossa atenção é a religião e o império fundados por Maomé, no início do sétimo século, o qual tomou uma após outra, várias províncias (nações) dos imperadores gregos que moravam em Constantinopla, até à sua extinção final. O fundador da religião maometana foi Maomé, nascido em Meca, Arábia, no ano 570. Iniciou sua carreira como profeta e reformador no ano 610, aos quarenta anos de idade. Sua religião é conhecida como islamismo, "submissão", isto é, obediência à vontade de Deus; os seguidores de Maomé chamam-se muçulmanos, pois eles mesmos jamais usam o nome "maometano" que lhes foi dado por outros povos. A princípio Maomé dependia de influências morais ao pregar o seu evangelho. Depressa, porém, mudou seus métodos, fez-se guerreiro, conduzindo seus unidos e ferozes árabes a conquistar os incrédulos.

Província após província, o império grecoromano foi conquistado, ficando apenas Constantinopla. todos os países do Cristianismo primitivo foram feitos súditos de Moamé. Onde os cristãos se submetiam, era-lhes permitida a adoração sob restrições. Eis aqui uma pergunta interessante: Por que será que a religião e as armas maometanas triunfaram sobre o mundo Oriental? Vamos enumerar algumas das razões. Os primeiros crentes em Moamé eram guerreiros árabes ferozes. A religião do Islam era bem melhor do que o paganismo que destronara na Arábia e na parte oriental da península.

Outro aspecto da religião maometana era a oposição à adoração de imagens. Em todo o mundo muçulmano é regra a abstinência de bebidas fortes. No período primitivo, sob os governos dos califas, tanto a literatura como a ciência tiveram grande progresso. A fim de não tornar o quadro do Islamismo mais favorável do que a verdade possa aprovar, devemos fixar, também, os pontos em que o Maometismo falhou. força da espada o ódio em lugar de amor.

O islamismo praticamente deixa a Pessoa de Cristo fora do seu sistema de doutrina. Uma das características mais humilhantes da religião maometana era a degradação da mulher. No terreno da história e da política, talvez o mais destacado fracasso do estado maometano esteja demonstrado na administração nacional. Os maometanos eram maravilhosos, quase milagrosos nas suas conquistas, levando de vencida irresistivelmente os povos desde a China até à Espanha. Entretanto, não demonstraram poder para estabelecer um governo justo e sábio nos impérios que fundaram.