A Igreja Moderna - Católica Romana. Protestante Episcopal. Congregacional. Reformada. Batista. Sociedade dos Amigos.
Citação de Veronilton Paz da Silva em março 8, 2023, 1:51 amCatólica Romana. Protestante Episcopal. Congregacional. Reformada. Batista. Sociedade dos Amigos.
Há nos Estados Unidos, atualmente, nada menos de 265 corporações religiosas , compreendendo mais de 325 mil igrejas. O total de membros dessas corporações religiosas chega a aproximadamente 125 milhões. Em razão de as primeiras expedições chegadas ao Novo Mundo haverem sido realizadas com a finalidade de descobrir, conquistar e colonizar, por nações como Espanha, Portugal e França, nações católico-romanas, a primeira igreja que se estabeleceu no Continente Ocidental, tanto na América do Sul como na América do Norte, foi a igreja católica.
O método espanhol era escravizar os habitantes dos países descobertos, obrigá-los a converter-se e forçá-los a construir templos e mosteiros semelhantes aos que havia na Espanha. Pouco depois do domínio espanhol no sul, deu-se a ocupação francesa do norte, no rio São Lourenço na "Nova França", isto é, o Canadá. Mas depois os colonizadores intensificaram a imigração, de modo que o registro de nascimentos na América era mais elevado do que na França. Desse modo a região do rio São Lourenço, desde os Grandes Lagos até ao Oceano Atlântico.
Nos meados do século dezoito, todo o território do grande noroeste até além dos montes Alleghanies estava sob a influência francesa. O sudoeste era governado pela Espanha, e em ambas as posições dominava a igreja católica, ao passo que somente uma estreita faixa da costa do Atlântico era protestante, nas colônias inglesas. As colônias inglesas no litoral do Atlântico eram protestantes, exceto os colonizadores de Maryland (1634), que eram católicos ingleses, cujo culto era proibido em seu próprio país. Somente no ano de 1790 foi consagrado o primeiro bispo católico romano, no Estado de Maryland, o primeiro nos Estados Unidos. Nessa época a população católica no país era calculada em cinquenta mil pessoas.
Uma grande corrente de imigração para a América do Norte, procedente da Europa, começou cerca do ano de 1845. No início a maioria dos imigrantes eram católicos, e procediam principlamente dos condados católicos da Irlanda. Considerando-se uma parte da igreja romana de todo o mundo, os católicos da América do Norte estão sob o governo do papa. A Igreja da Inglaterra (Episcopal), foi a primeira religião protestante a estabelecer-se na América do Norte. Em 1579 realizou-se um culto sob a direção de Sir Francis Drake, na Califórnia. Vários clérigos acompanharam a fracassada expedição de Sir Walter Raleigh, em 1587. a Igreja da Inglaterra também foi favorecida e logo reconhecida como igreja oficial da colônia, apesar de outras formas de cultos protestantes também serem permitidas.
De todos os clérigos dessa igreja era exigido um juramento de lealdade à coroa britânica; como resultado natural, todos eles foram leais, sendo por isso chamados "tories", na Guerra da Independência. Pela mesma razão não se podiam cansagrar bispos. No ano de 1784 o Rev. Samuel Seabury, de Connecti-cut, foi consagrado por bispos escoceses, que não exigiam juramento de lealdade. No ano de 1787 os Drs. Guilherme White e Samuel Provoost foram consagrados pelo arcebispo de Cantuária, permitindo, dessa maneira, à igreja da América do Norte a sucessão inglesa. A igreja Episcopal reconhece estas três ordens no ministério: bispos, sacerdotes e diáconos, e aceita quase todos os trinta e nove artigos da Igreja da Inglaterra, Trata?se de dois corpos, uma câmara de bispos e outra de delegados clérigos e leigos eleitos por convenções nas diferentes dioceses. Depois da região da Virgínia onde se estabelecera a Igreja da Inglaterra, a região colonizada foi a Nova Inglaterra, iniciando-se com a chagada dos "peregrinos" que desembarcaram do navio "Mayflower", em Plymouth, na baía de Massachusetts, no mês de dezembro de 1620.
Antes de desembarcarem em Plymouth, os "peregrinos" organizaram-se em uma verdadeira democracia, com um governador e um conselho eleito por voto popular, apesar de estarem sob a bandeira inglesa. Gradativamente as restrições foram abolidas. Contudo, somente no ano de 1818 em Connecticut, e em 1833 em Massachussetts, foi que a igreja e o Estado se separaram de modo absoluto, e o sustento da igreja passou a ser voluntário. As perseguições contra os puritanos por parte dos governantes da igreja inglesa fizeram com que multidões procurassem refúgio e liberdade na Nova Inglaterra. o de Harvard em Cambridge e o de Yale em Novo Haven, ambos destinados a tornar-se mais tarde grandes Universidades como o são atualmente. Durante muito tempo vigorou um tácito acordo mútuo, finalmente formalizado em 1801, o Plano de União, segundo o qual os ministros dessas duas denominações poderiam servir a qualquer dos dois grupos. uniram-se para formar a igreja Cristã Congregacional, com cerca de dois milhões de membros.
Nova Iorque, foi ocupada pelos holandeses como um centro comercial em 1614. No princípio a colônia foi chamada Novos Países-Baixos e a cidade chamava-se Nova Amsterdã. A primeira igreja ali organizada data de 1628, com o nome de Igreja Protestante Reformada Holandesa. No ano de 1664 a colônia foi tomada pela GrãBretanha e recebeu então o nome de Nova Iorque, e a Igreja da Inglaterra passou a ser a igreja do Estado. Todas as igrejas reformadas aderem ao sistema calvinista, ensinam o catecismo de Heidelberg e organizam-se segundo o mesmo plano, parecido com o presbiterianismo. Uma das maiores igrejas existentes na América do Norte é a denominação Batista com batismo de adultos e com batismo de adultos e imersão, forma de governo congregacional, não seguem catecismo. No princípio foram chamados anabatistas, porque batizavam novamente aqueles que haviam sido batizados na infância. Na Inglaterra, a princípio, estavam unidos com os independentes ou congregacionais
Na América do Norte a denominação batista iniciou suas atividades com Roger Williams, clérigo da Igreja da Inglaterra expulso de Massachusetts porque se recusou a aceitar as regras e opiniões congregacionais. Convém lembrar que os batistas da Inglaterra fundaram a primeira sociedade missionária moderna em 1792, e enviaram Guilhereme Carey à índia.
De todos os movimentos que surgiram com implantação de Reforma, o que mais se afastou do sacerdócio e do governo da igreja foi o que se chama "Amigos", comumente conhecido por "Quacres". Essa sociedade — pois nunca tomou o nome de igreja — surgiu em razão dos ensinos de Jorge Fox, na Inglaterra, cerca do ano 1647. Jorge Fox opunha-se a todas as formas exteriores da igreja, do ritual e de organização eclesiástica. Ensinava que o batismo e a comunhão deviam ser espirituais e não formais. Os ensinos de Jorge Fox foram aceitos por multidões de pessoas que não simpatizavam com o espírito dogmático e intolerante manifestado nesse tempo pela Igreja da Inglaterra. Os Amigos encontraram um lugar seguro em Rhode Island, onde havia liberdade para todas as formas de adoração. Também fundaram colônias em Nova Jersey, Maryland e Virgínia. A perseguição ativa cessou na Inglaterra e na América do Norte, depois da Revolução de 1688 e os quacres continuaram a dar seu testemunho e a fundar sociedades. A disciplina era rígida, principalmente a exclusão dos membros que se casavam com pessoas alheias à sociedade. Atualmente a organização quacre é completamente democrática. Toda pessoa nascida de pais quacres é considerada membro, juntamente com os que solicitam admissão na sociedade.
Católica Romana. Protestante Episcopal. Congregacional. Reformada. Batista. Sociedade dos Amigos.
Há nos Estados Unidos, atualmente, nada menos de 265 corporações religiosas , compreendendo mais de 325 mil igrejas. O total de membros dessas corporações religiosas chega a aproximadamente 125 milhões. Em razão de as primeiras expedições chegadas ao Novo Mundo haverem sido realizadas com a finalidade de descobrir, conquistar e colonizar, por nações como Espanha, Portugal e França, nações católico-romanas, a primeira igreja que se estabeleceu no Continente Ocidental, tanto na América do Sul como na América do Norte, foi a igreja católica.
O método espanhol era escravizar os habitantes dos países descobertos, obrigá-los a converter-se e forçá-los a construir templos e mosteiros semelhantes aos que havia na Espanha. Pouco depois do domínio espanhol no sul, deu-se a ocupação francesa do norte, no rio São Lourenço na "Nova França", isto é, o Canadá. Mas depois os colonizadores intensificaram a imigração, de modo que o registro de nascimentos na América era mais elevado do que na França. Desse modo a região do rio São Lourenço, desde os Grandes Lagos até ao Oceano Atlântico.
Nos meados do século dezoito, todo o território do grande noroeste até além dos montes Alleghanies estava sob a influência francesa. O sudoeste era governado pela Espanha, e em ambas as posições dominava a igreja católica, ao passo que somente uma estreita faixa da costa do Atlântico era protestante, nas colônias inglesas. As colônias inglesas no litoral do Atlântico eram protestantes, exceto os colonizadores de Maryland (1634), que eram católicos ingleses, cujo culto era proibido em seu próprio país. Somente no ano de 1790 foi consagrado o primeiro bispo católico romano, no Estado de Maryland, o primeiro nos Estados Unidos. Nessa época a população católica no país era calculada em cinquenta mil pessoas.
Uma grande corrente de imigração para a América do Norte, procedente da Europa, começou cerca do ano de 1845. No início a maioria dos imigrantes eram católicos, e procediam principlamente dos condados católicos da Irlanda. Considerando-se uma parte da igreja romana de todo o mundo, os católicos da América do Norte estão sob o governo do papa. A Igreja da Inglaterra (Episcopal), foi a primeira religião protestante a estabelecer-se na América do Norte. Em 1579 realizou-se um culto sob a direção de Sir Francis Drake, na Califórnia. Vários clérigos acompanharam a fracassada expedição de Sir Walter Raleigh, em 1587. a Igreja da Inglaterra também foi favorecida e logo reconhecida como igreja oficial da colônia, apesar de outras formas de cultos protestantes também serem permitidas.
De todos os clérigos dessa igreja era exigido um juramento de lealdade à coroa britânica; como resultado natural, todos eles foram leais, sendo por isso chamados "tories", na Guerra da Independência. Pela mesma razão não se podiam cansagrar bispos. No ano de 1784 o Rev. Samuel Seabury, de Connecti-cut, foi consagrado por bispos escoceses, que não exigiam juramento de lealdade. No ano de 1787 os Drs. Guilherme White e Samuel Provoost foram consagrados pelo arcebispo de Cantuária, permitindo, dessa maneira, à igreja da América do Norte a sucessão inglesa. A igreja Episcopal reconhece estas três ordens no ministério: bispos, sacerdotes e diáconos, e aceita quase todos os trinta e nove artigos da Igreja da Inglaterra, Trata?se de dois corpos, uma câmara de bispos e outra de delegados clérigos e leigos eleitos por convenções nas diferentes dioceses. Depois da região da Virgínia onde se estabelecera a Igreja da Inglaterra, a região colonizada foi a Nova Inglaterra, iniciando-se com a chagada dos "peregrinos" que desembarcaram do navio "Mayflower", em Plymouth, na baía de Massachusetts, no mês de dezembro de 1620.
Antes de desembarcarem em Plymouth, os "peregrinos" organizaram-se em uma verdadeira democracia, com um governador e um conselho eleito por voto popular, apesar de estarem sob a bandeira inglesa. Gradativamente as restrições foram abolidas. Contudo, somente no ano de 1818 em Connecticut, e em 1833 em Massachussetts, foi que a igreja e o Estado se separaram de modo absoluto, e o sustento da igreja passou a ser voluntário. As perseguições contra os puritanos por parte dos governantes da igreja inglesa fizeram com que multidões procurassem refúgio e liberdade na Nova Inglaterra. o de Harvard em Cambridge e o de Yale em Novo Haven, ambos destinados a tornar-se mais tarde grandes Universidades como o são atualmente. Durante muito tempo vigorou um tácito acordo mútuo, finalmente formalizado em 1801, o Plano de União, segundo o qual os ministros dessas duas denominações poderiam servir a qualquer dos dois grupos. uniram-se para formar a igreja Cristã Congregacional, com cerca de dois milhões de membros.
Nova Iorque, foi ocupada pelos holandeses como um centro comercial em 1614. No princípio a colônia foi chamada Novos Países-Baixos e a cidade chamava-se Nova Amsterdã. A primeira igreja ali organizada data de 1628, com o nome de Igreja Protestante Reformada Holandesa. No ano de 1664 a colônia foi tomada pela GrãBretanha e recebeu então o nome de Nova Iorque, e a Igreja da Inglaterra passou a ser a igreja do Estado. Todas as igrejas reformadas aderem ao sistema calvinista, ensinam o catecismo de Heidelberg e organizam-se segundo o mesmo plano, parecido com o presbiterianismo. Uma das maiores igrejas existentes na América do Norte é a denominação Batista com batismo de adultos e com batismo de adultos e imersão, forma de governo congregacional, não seguem catecismo. No princípio foram chamados anabatistas, porque batizavam novamente aqueles que haviam sido batizados na infância. Na Inglaterra, a princípio, estavam unidos com os independentes ou congregacionais
Na América do Norte a denominação batista iniciou suas atividades com Roger Williams, clérigo da Igreja da Inglaterra expulso de Massachusetts porque se recusou a aceitar as regras e opiniões congregacionais. Convém lembrar que os batistas da Inglaterra fundaram a primeira sociedade missionária moderna em 1792, e enviaram Guilhereme Carey à índia.
De todos os movimentos que surgiram com implantação de Reforma, o que mais se afastou do sacerdócio e do governo da igreja foi o que se chama "Amigos", comumente conhecido por "Quacres". Essa sociedade — pois nunca tomou o nome de igreja — surgiu em razão dos ensinos de Jorge Fox, na Inglaterra, cerca do ano 1647. Jorge Fox opunha-se a todas as formas exteriores da igreja, do ritual e de organização eclesiástica. Ensinava que o batismo e a comunhão deviam ser espirituais e não formais. Os ensinos de Jorge Fox foram aceitos por multidões de pessoas que não simpatizavam com o espírito dogmático e intolerante manifestado nesse tempo pela Igreja da Inglaterra. Os Amigos encontraram um lugar seguro em Rhode Island, onde havia liberdade para todas as formas de adoração. Também fundaram colônias em Nova Jersey, Maryland e Virgínia. A perseguição ativa cessou na Inglaterra e na América do Norte, depois da Revolução de 1688 e os quacres continuaram a dar seu testemunho e a fundar sociedades. A disciplina era rígida, principalmente a exclusão dos membros que se casavam com pessoas alheias à sociedade. Atualmente a organização quacre é completamente democrática. Toda pessoa nascida de pais quacres é considerada membro, juntamente com os que solicitam admissão na sociedade.