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A Igreja Moderna - Luteranos. Presbiterianos. Metodistas. Irmãos Unidos. Discípulos de Cristo. Unitários. Ciência Cristã.

Luteranos. Presbiterianos. Metodistas. Irmãos Unidos. Discípulos de Cristo. Unitários. Ciência Cristã.

Depois da Reforma iniciada por Martinho Lutero, as igrejas nacionais que se organizaram na Alemanha e nos países escandinavos tomaram o nome de luteranas. os luterano chegaram a essa cidade. Em 1652, solicitaram licença para fundar uma igreja e contratar um pastor. Entretanto, as autoridades da Igreja Reformada da Holanda opuseram-se a esse desejo, e fizeram com que o primeiro ministro luterano voltasse à Holanda, em 1657. Em 1638, alguns luteranos suecos estabeleceram-se próximo ao rio Delaware, e construíram o primeiro templo luterano na América do Norte, perto de Lewes. Porém a imigração sueca cessou até ao século seguinte. Em 1710, uma colônia de luteranos exilados do Palatinado, na Alemanha, estabeleceu a sua igreja em Nova Iorque e na Pensilvânia.

Dado o fato que essas igrejas procediam de países diferentes, falando diferentes línguas, organizaram-se em cerca de doze grupos diferentes. Esses grupos estão organizados em sínodos, os quais se unem para formar o sínodo geral, mas deixando muita autoridade às igrejas locais. As igrejas presbiterianas da América do Norte surgiram de duas origens. A primeira veio da igreja presbiteriana da Escócia, reformada por João Knox em 1560, e reconhecida como a igreja oficial nesse país. Esses três elementos: escoceses, irlandeses e ingleses, ajudaram a formar a igreja Presbiteriana nos Estados Unidos. Na Nova Inglaterra os imigrantes presbiterianos, em sua maioria, uniram-se às igrejas congregacionais. Nas outras colônias, porém, organizaram igrejas de acordo com os seus próprios princípios.

No início da Guerra de Independência, em 1775, o sínodo incluía dezessete presbitérios e cento e setenta ministros. Os presbiterianos defenderam os direitos das colônias contra Jorge III, e João Witherspoon um dos ministros presbiterianos de maior influência, foi o único clérigo a assinar a Declaração de Independência. Em razão do fato de que tanto os princípios presbiterianos como também a natureza escocesairlandesa, inclinavam-se a pensar profunda e independentemente sobre questões doutrinárias, surgiram divisões nos sínodos e presbitérios. No ano de 1837 efetivou-se uma divisão sobre questões doutrinárias entre os elementos conhecidos como da Antiga e da Nova Escola Presbiteriana. Cada um dos grupos possuía presbitérios e sínodos e uma Assembléia Geral, cada qual dizendo representar a igreja Presbiteriana. aceitam as doutrinas calvinistas, tais como estão expostas na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Menor. A igreja local é governada por uma junta chamada conselho, integrada pelo pastor e pelos presbíteros. As igrejas estão unidas em presbitérios e os presbitérios em um sínodo. Acima de todos está a Assembléia Geral, que se reúne anualmente.

As igrejas metodistas do Novo Mundo existem desde o ano de 1766, quando dois pregadores wesleyanos locais, naturais da Irlanda, se transferiram para os Estados Unidos e começaram a realizar cultos segundo a ordem metodista. A primeira Conferência Metodista nas colônias foi realizada em 1773, presidida por Tomás Rankin. Porém, em razão do início da Guerra de Independência, todos os pregadores deixaram o país; exceto Asbury, e a maior parte do tempo, até que a paz foi assinada em 1783, ele esteve afastado. Quando o governo dos Estados Unidos foi reconhecido pela Grã-Bretanha, os metodistas da América do Norte alcançavam o número de quinze mil. Estando eles ligados à igreja da Inglaterra, Wesley instruiu o Dr. Coke para que consagrasse Francisco Asbury, para cargo igual, como seu auxiliar, encarregado das sociedades wesleyanas na América do Norte.

A Igreja Metodista Episcopal foi igreja mãe no país. Entretanto, por causa das diferenças de raça, de idioma, de rivalidades políticas, principalmente em 1864 a agitação sobre a escravatura, várias divisões ocorreram. Em abril de 1939 reuniu-se a Conferência Unida formando a Igreja Metodista. Essas Igrejas possuem a mesma teologia: são arminianas, quer dizer, sustentam a doutrina do livrearbítrio, oposta à doutrina calvinista da predestinação, e dão ênfase ao conhecimento pessoal da salvação de todo o crente. A igreja dos Irmãos Unidos em Cristo, atualmente chamada Igreja Evangélica Irmãos Unidos, foi a primeira igreja que se fundou nos Estados Unidos, sem ter origem no Velho Mundo. Nessa ocasião Otterbein e Boehm foram eleitos bispos e adotaram uma forma de governo inspirada na democracia americana. Apesar de sua forma de governo ser diferente da adotada na igreja Metodista, com a exceção das conferências trimestrais, anuais e gerais, pregam a mesma teologia arminiana.

Após vários anos de discussão entre seus membros, deu-se uma divisão na igreja em 1889. A maioria desejava a revisão da constituição da igreja, a fim de eliminar a exclusão dos membros que pertencessem a sociedades secretas. Os "radicais" organizaram uma nova igreja. Os "liberais" ficaram com todas as propriedades da igreja. A igreja que tem dois nomes, ambos oficiais, "Discípulos de Cristo" e "Igreja Cristã", diferente de outras organizações já mencionadas neste capítulo, foi inteiramente norte?americana em sua origem. Poucos anos depois o Rev. Alexander Campbell, ministro presbiteriano da Irlanda, adotou o princípio de batismo por imersão e formou uma igreja batista, afastando-se logo em seguida e passando a chamar seus seguidores de "Discípulos de Cristo". Eles aceitam tanto o Antigo como o Novo Testamento; todavia, somente o Novo Testamento é para os cristãos a regra de fé, sem nenhuma declaração específica de doutrina. Praticam o batismo por imersão, excluindo as crianças de pouca idade, por acharem que do ato de batismo "vem a segurança divina da remissão de pecados e a aceitação por Deus".

Outra organização similar, também chamados "Cristãos" ou "Igreja Cristã", em 1931 uniu-se às igrejas Congregacionais. As igrejas Unitárias da Inglaterra e da América do Norte são os modernos representantes dos antigos arianos dos séculos quarto e quinto. Suas doutrinas dão ênfase à natureza humana de Jesus Cristo e, nesse aspecto, servem a causa da verdade cristã. Mas negam a divindade, do Filho de Deus e consideram o Espírito Santo não como uma pessoa, mas uma influência. Consideram a Bíblia, não como autoridade de fé e conduta, porém como valiosa coleção literária. mais de cento e vinte igrejas congregacionais adotaram a doutrina unitária, sem contudo mudarem de nome. O movimento unitário conquistou muitos homens e pensadores dos Estados Unidos, principlamente na Nova Inglaterra.

A igreja Ciência Cristã compõe-se daqueles que aceitam como autoridade os ensinos da Sra. Maria Baker Eddy. Ela começou a anunciar suas idéias em 1867, e fundou em 1867, uma associação dos que aceitavam a Ciência Cristã. Organizou seus seguidores em igreja, em Bóston, no ano de 1879, sendo ela mesma a pastora. A Sra. Eddy morreu em 1910 e não deixou sucessor, porém seus ensinos estão enfeixados em um volume que se chama Ciência e Saúde. O manual da igreja proíbe "a contagem do povo e a publicidade de dados estatísticos." A Ciência Cristã e a igreja Unitária não são consideradas igrejas evangélicas e sim heresias.