A Igreja Moderna - Luteranos. Presbiterianos. Metodistas. Irmãos Unidos. Discípulos de Cristo. Unitários. Ciência Cristã.
Citação de Veronilton Paz da Silva em março 8, 2023, 1:55 amLuteranos. Presbiterianos. Metodistas. Irmãos Unidos. Discípulos de Cristo. Unitários. Ciência Cristã.
Depois da Reforma iniciada por Martinho Lutero, as igrejas nacionais que se organizaram na Alemanha e nos países escandinavos tomaram o nome de luteranas. os luterano chegaram a essa cidade. Em 1652, solicitaram licença para fundar uma igreja e contratar um pastor. Entretanto, as autoridades da Igreja Reformada da Holanda opuseram-se a esse desejo, e fizeram com que o primeiro ministro luterano voltasse à Holanda, em 1657. Em 1638, alguns luteranos suecos estabeleceram-se próximo ao rio Delaware, e construíram o primeiro templo luterano na América do Norte, perto de Lewes. Porém a imigração sueca cessou até ao século seguinte. Em 1710, uma colônia de luteranos exilados do Palatinado, na Alemanha, estabeleceu a sua igreja em Nova Iorque e na Pensilvânia.
Dado o fato que essas igrejas procediam de países diferentes, falando diferentes línguas, organizaram-se em cerca de doze grupos diferentes. Esses grupos estão organizados em sínodos, os quais se unem para formar o sínodo geral, mas deixando muita autoridade às igrejas locais. As igrejas presbiterianas da América do Norte surgiram de duas origens. A primeira veio da igreja presbiteriana da Escócia, reformada por João Knox em 1560, e reconhecida como a igreja oficial nesse país. Esses três elementos: escoceses, irlandeses e ingleses, ajudaram a formar a igreja Presbiteriana nos Estados Unidos. Na Nova Inglaterra os imigrantes presbiterianos, em sua maioria, uniram-se às igrejas congregacionais. Nas outras colônias, porém, organizaram igrejas de acordo com os seus próprios princípios.
No início da Guerra de Independência, em 1775, o sínodo incluía dezessete presbitérios e cento e setenta ministros. Os presbiterianos defenderam os direitos das colônias contra Jorge III, e João Witherspoon um dos ministros presbiterianos de maior influência, foi o único clérigo a assinar a Declaração de Independência. Em razão do fato de que tanto os princípios presbiterianos como também a natureza escocesairlandesa, inclinavam-se a pensar profunda e independentemente sobre questões doutrinárias, surgiram divisões nos sínodos e presbitérios. No ano de 1837 efetivou-se uma divisão sobre questões doutrinárias entre os elementos conhecidos como da Antiga e da Nova Escola Presbiteriana. Cada um dos grupos possuía presbitérios e sínodos e uma Assembléia Geral, cada qual dizendo representar a igreja Presbiteriana. aceitam as doutrinas calvinistas, tais como estão expostas na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Menor. A igreja local é governada por uma junta chamada conselho, integrada pelo pastor e pelos presbíteros. As igrejas estão unidas em presbitérios e os presbitérios em um sínodo. Acima de todos está a Assembléia Geral, que se reúne anualmente.
As igrejas metodistas do Novo Mundo existem desde o ano de 1766, quando dois pregadores wesleyanos locais, naturais da Irlanda, se transferiram para os Estados Unidos e começaram a realizar cultos segundo a ordem metodista. A primeira Conferência Metodista nas colônias foi realizada em 1773, presidida por Tomás Rankin. Porém, em razão do início da Guerra de Independência, todos os pregadores deixaram o país; exceto Asbury, e a maior parte do tempo, até que a paz foi assinada em 1783, ele esteve afastado. Quando o governo dos Estados Unidos foi reconhecido pela Grã-Bretanha, os metodistas da América do Norte alcançavam o número de quinze mil. Estando eles ligados à igreja da Inglaterra, Wesley instruiu o Dr. Coke para que consagrasse Francisco Asbury, para cargo igual, como seu auxiliar, encarregado das sociedades wesleyanas na América do Norte.
A Igreja Metodista Episcopal foi igreja mãe no país. Entretanto, por causa das diferenças de raça, de idioma, de rivalidades políticas, principalmente em 1864 a agitação sobre a escravatura, várias divisões ocorreram. Em abril de 1939 reuniu-se a Conferência Unida formando a Igreja Metodista. Essas Igrejas possuem a mesma teologia: são arminianas, quer dizer, sustentam a doutrina do livrearbítrio, oposta à doutrina calvinista da predestinação, e dão ênfase ao conhecimento pessoal da salvação de todo o crente. A igreja dos Irmãos Unidos em Cristo, atualmente chamada Igreja Evangélica Irmãos Unidos, foi a primeira igreja que se fundou nos Estados Unidos, sem ter origem no Velho Mundo. Nessa ocasião Otterbein e Boehm foram eleitos bispos e adotaram uma forma de governo inspirada na democracia americana. Apesar de sua forma de governo ser diferente da adotada na igreja Metodista, com a exceção das conferências trimestrais, anuais e gerais, pregam a mesma teologia arminiana.
Após vários anos de discussão entre seus membros, deu-se uma divisão na igreja em 1889. A maioria desejava a revisão da constituição da igreja, a fim de eliminar a exclusão dos membros que pertencessem a sociedades secretas. Os "radicais" organizaram uma nova igreja. Os "liberais" ficaram com todas as propriedades da igreja. A igreja que tem dois nomes, ambos oficiais, "Discípulos de Cristo" e "Igreja Cristã", diferente de outras organizações já mencionadas neste capítulo, foi inteiramente norte?americana em sua origem. Poucos anos depois o Rev. Alexander Campbell, ministro presbiteriano da Irlanda, adotou o princípio de batismo por imersão e formou uma igreja batista, afastando-se logo em seguida e passando a chamar seus seguidores de "Discípulos de Cristo". Eles aceitam tanto o Antigo como o Novo Testamento; todavia, somente o Novo Testamento é para os cristãos a regra de fé, sem nenhuma declaração específica de doutrina. Praticam o batismo por imersão, excluindo as crianças de pouca idade, por acharem que do ato de batismo "vem a segurança divina da remissão de pecados e a aceitação por Deus".
Outra organização similar, também chamados "Cristãos" ou "Igreja Cristã", em 1931 uniu-se às igrejas Congregacionais. As igrejas Unitárias da Inglaterra e da América do Norte são os modernos representantes dos antigos arianos dos séculos quarto e quinto. Suas doutrinas dão ênfase à natureza humana de Jesus Cristo e, nesse aspecto, servem a causa da verdade cristã. Mas negam a divindade, do Filho de Deus e consideram o Espírito Santo não como uma pessoa, mas uma influência. Consideram a Bíblia, não como autoridade de fé e conduta, porém como valiosa coleção literária. mais de cento e vinte igrejas congregacionais adotaram a doutrina unitária, sem contudo mudarem de nome. O movimento unitário conquistou muitos homens e pensadores dos Estados Unidos, principlamente na Nova Inglaterra.
A igreja Ciência Cristã compõe-se daqueles que aceitam como autoridade os ensinos da Sra. Maria Baker Eddy. Ela começou a anunciar suas idéias em 1867, e fundou em 1867, uma associação dos que aceitavam a Ciência Cristã. Organizou seus seguidores em igreja, em Bóston, no ano de 1879, sendo ela mesma a pastora. A Sra. Eddy morreu em 1910 e não deixou sucessor, porém seus ensinos estão enfeixados em um volume que se chama Ciência e Saúde. O manual da igreja proíbe "a contagem do povo e a publicidade de dados estatísticos." A Ciência Cristã e a igreja Unitária não são consideradas igrejas evangélicas e sim heresias.
Luteranos. Presbiterianos. Metodistas. Irmãos Unidos. Discípulos de Cristo. Unitários. Ciência Cristã.
Depois da Reforma iniciada por Martinho Lutero, as igrejas nacionais que se organizaram na Alemanha e nos países escandinavos tomaram o nome de luteranas. os luterano chegaram a essa cidade. Em 1652, solicitaram licença para fundar uma igreja e contratar um pastor. Entretanto, as autoridades da Igreja Reformada da Holanda opuseram-se a esse desejo, e fizeram com que o primeiro ministro luterano voltasse à Holanda, em 1657. Em 1638, alguns luteranos suecos estabeleceram-se próximo ao rio Delaware, e construíram o primeiro templo luterano na América do Norte, perto de Lewes. Porém a imigração sueca cessou até ao século seguinte. Em 1710, uma colônia de luteranos exilados do Palatinado, na Alemanha, estabeleceu a sua igreja em Nova Iorque e na Pensilvânia.
Dado o fato que essas igrejas procediam de países diferentes, falando diferentes línguas, organizaram-se em cerca de doze grupos diferentes. Esses grupos estão organizados em sínodos, os quais se unem para formar o sínodo geral, mas deixando muita autoridade às igrejas locais. As igrejas presbiterianas da América do Norte surgiram de duas origens. A primeira veio da igreja presbiteriana da Escócia, reformada por João Knox em 1560, e reconhecida como a igreja oficial nesse país. Esses três elementos: escoceses, irlandeses e ingleses, ajudaram a formar a igreja Presbiteriana nos Estados Unidos. Na Nova Inglaterra os imigrantes presbiterianos, em sua maioria, uniram-se às igrejas congregacionais. Nas outras colônias, porém, organizaram igrejas de acordo com os seus próprios princípios.
No início da Guerra de Independência, em 1775, o sínodo incluía dezessete presbitérios e cento e setenta ministros. Os presbiterianos defenderam os direitos das colônias contra Jorge III, e João Witherspoon um dos ministros presbiterianos de maior influência, foi o único clérigo a assinar a Declaração de Independência. Em razão do fato de que tanto os princípios presbiterianos como também a natureza escocesairlandesa, inclinavam-se a pensar profunda e independentemente sobre questões doutrinárias, surgiram divisões nos sínodos e presbitérios. No ano de 1837 efetivou-se uma divisão sobre questões doutrinárias entre os elementos conhecidos como da Antiga e da Nova Escola Presbiteriana. Cada um dos grupos possuía presbitérios e sínodos e uma Assembléia Geral, cada qual dizendo representar a igreja Presbiteriana. aceitam as doutrinas calvinistas, tais como estão expostas na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Menor. A igreja local é governada por uma junta chamada conselho, integrada pelo pastor e pelos presbíteros. As igrejas estão unidas em presbitérios e os presbitérios em um sínodo. Acima de todos está a Assembléia Geral, que se reúne anualmente.
As igrejas metodistas do Novo Mundo existem desde o ano de 1766, quando dois pregadores wesleyanos locais, naturais da Irlanda, se transferiram para os Estados Unidos e começaram a realizar cultos segundo a ordem metodista. A primeira Conferência Metodista nas colônias foi realizada em 1773, presidida por Tomás Rankin. Porém, em razão do início da Guerra de Independência, todos os pregadores deixaram o país; exceto Asbury, e a maior parte do tempo, até que a paz foi assinada em 1783, ele esteve afastado. Quando o governo dos Estados Unidos foi reconhecido pela Grã-Bretanha, os metodistas da América do Norte alcançavam o número de quinze mil. Estando eles ligados à igreja da Inglaterra, Wesley instruiu o Dr. Coke para que consagrasse Francisco Asbury, para cargo igual, como seu auxiliar, encarregado das sociedades wesleyanas na América do Norte.
A Igreja Metodista Episcopal foi igreja mãe no país. Entretanto, por causa das diferenças de raça, de idioma, de rivalidades políticas, principalmente em 1864 a agitação sobre a escravatura, várias divisões ocorreram. Em abril de 1939 reuniu-se a Conferência Unida formando a Igreja Metodista. Essas Igrejas possuem a mesma teologia: são arminianas, quer dizer, sustentam a doutrina do livrearbítrio, oposta à doutrina calvinista da predestinação, e dão ênfase ao conhecimento pessoal da salvação de todo o crente. A igreja dos Irmãos Unidos em Cristo, atualmente chamada Igreja Evangélica Irmãos Unidos, foi a primeira igreja que se fundou nos Estados Unidos, sem ter origem no Velho Mundo. Nessa ocasião Otterbein e Boehm foram eleitos bispos e adotaram uma forma de governo inspirada na democracia americana. Apesar de sua forma de governo ser diferente da adotada na igreja Metodista, com a exceção das conferências trimestrais, anuais e gerais, pregam a mesma teologia arminiana.
Após vários anos de discussão entre seus membros, deu-se uma divisão na igreja em 1889. A maioria desejava a revisão da constituição da igreja, a fim de eliminar a exclusão dos membros que pertencessem a sociedades secretas. Os "radicais" organizaram uma nova igreja. Os "liberais" ficaram com todas as propriedades da igreja. A igreja que tem dois nomes, ambos oficiais, "Discípulos de Cristo" e "Igreja Cristã", diferente de outras organizações já mencionadas neste capítulo, foi inteiramente norte?americana em sua origem. Poucos anos depois o Rev. Alexander Campbell, ministro presbiteriano da Irlanda, adotou o princípio de batismo por imersão e formou uma igreja batista, afastando-se logo em seguida e passando a chamar seus seguidores de "Discípulos de Cristo". Eles aceitam tanto o Antigo como o Novo Testamento; todavia, somente o Novo Testamento é para os cristãos a regra de fé, sem nenhuma declaração específica de doutrina. Praticam o batismo por imersão, excluindo as crianças de pouca idade, por acharem que do ato de batismo "vem a segurança divina da remissão de pecados e a aceitação por Deus".
Outra organização similar, também chamados "Cristãos" ou "Igreja Cristã", em 1931 uniu-se às igrejas Congregacionais. As igrejas Unitárias da Inglaterra e da América do Norte são os modernos representantes dos antigos arianos dos séculos quarto e quinto. Suas doutrinas dão ênfase à natureza humana de Jesus Cristo e, nesse aspecto, servem a causa da verdade cristã. Mas negam a divindade, do Filho de Deus e consideram o Espírito Santo não como uma pessoa, mas uma influência. Consideram a Bíblia, não como autoridade de fé e conduta, porém como valiosa coleção literária. mais de cento e vinte igrejas congregacionais adotaram a doutrina unitária, sem contudo mudarem de nome. O movimento unitário conquistou muitos homens e pensadores dos Estados Unidos, principlamente na Nova Inglaterra.
A igreja Ciência Cristã compõe-se daqueles que aceitam como autoridade os ensinos da Sra. Maria Baker Eddy. Ela começou a anunciar suas idéias em 1867, e fundou em 1867, uma associação dos que aceitavam a Ciência Cristã. Organizou seus seguidores em igreja, em Bóston, no ano de 1879, sendo ela mesma a pastora. A Sra. Eddy morreu em 1910 e não deixou sucessor, porém seus ensinos estão enfeixados em um volume que se chama Ciência e Saúde. O manual da igreja proíbe "a contagem do povo e a publicidade de dados estatísticos." A Ciência Cristã e a igreja Unitária não são consideradas igrejas evangélicas e sim heresias.