A Igreja Moderna - O Movimento Puritano. O Avivamento Wesleyano. O movimento Racionalista. O Movimento Anglo-católico.
Citação de Veronilton Paz da Silva em março 8, 2023, 1:34 amEm nosso estudo do período moderno, nos últimos três séculos, nossa atenção dirigir-se-á especialmente para as igrejas que nasceram da Reforma. Pouco depois da Reforma apareceram três grupos diferentes na igreja inglesa: os elementos romanistas que procuravam fazer amizade e nova união com Roma; O anglicanismo, que estava satisfeito com as reformas moderadas estabelecidas nos reinados de Henrique VIII e da rainha Elisabete; e o grupo protestante radical que desejava uma igreja igual às que se estabeleceram em Genebra e Escócia. Após a Revolução de 1688, os puritanos foram reconhecidos como dissidentes da igreja da Inglaterra e conseguiram o direito de organizarem-se independentemente. Do movimento iniciado pelos puritanos surgiram três igrejas, a saber, a Presbiteriana, a Congregacional, e a Batista. Após a Revolução de 1688, os puritanos foram reconhecidos como dissidentes da igreja da Inglaterra e conseguiram o direito de organizarem-se independentemente. Do movimento iniciado pelos puritanos surgiram três igrejas, a saber, a Presbiteriana, a Congregacional, e a Batista.
Nos primeiros cinquenta anos do século dezoito, as igrejas da Inglaterra, a oficial e a dissidente, entraram em decadência. Os cultos eram formalistas, dominados por uma crença intelectual, mas sem poder moral sobre o povo. Carlos Wesley era o poeta sacro, cujos hinos enriqueceram a coleção hinológica a partir de seu tempo. João Wesley foi, sem dúvida alguma, o indiscutível dirigente e estadista do movimento. João Wesley encontrou a realidade da religião espiritual entre os morávios, um grupo dissidente da igreja Luterana. Os seguidores de Wesley foram chamados "metodistas", e Wesley aceitou sem relutância esse nome.
Apesar de haver sofrido, durante muitos anos, violenta oposição da igreja de Inglaterra, sem que lhe permitissem usar o púlpito para pregar, Wesley afirmava considerar-se membro da referida igreja; considerava o movimento que dirigia como uma sociedade não separada, mas dentro da igreja da Inglaterra. O movimento wesleyano despertou clérigos e dissidentes para um novo poder na vida cristã. Nenhum dirigente na igreja cristã conseguiu tantos seguidores como João Wesley. A Reforma estabeleceu o direito do juízo privado acerca da religião e da Bíblia, independente da autoridade sacerdotal e da igreja. Um resultado inevitável aconteceu: enquanto alguns pensadores aceitaram as idéias antigas da Bíblia como um livro sobrenatural, outros começaram a considerar a razão como autoridade suprema, e a reclamar uma interpretação racional e não sobrenatural das Escrituras.
O espírito racionalista cresceu e quase todas as universidades da Alemanha foram dominadas por ele. O racionalismo alcançou seu apogeu com a publicação do livro "A Vida de Jesus", de Frederico Strauss. Os três grandes líderes que fizeram com que a corrente do pensamento no século dezenove mudasse de racionalista para ortodoxa foram: Schliermacher (1769-1834), mui justamente chamado "o maior teólogo do século dezenove". Por exemplo, até então a vida de Cristo nunca fora escrita de forma escolástica. Depois do livro de Strauss (1835), as obras profundas sobre a vida de Jesus contam-se aos milhares. O racionalismo, que ameaçava proscrever e paralisar os efeitos do Cristianismo, na realidade, o que conseguiu foi aumentar a sua força.
Tratava-se de um esforço para separar a igreja da Inglaterra do protestantismo, e restaurar as doutrinas e práticas dos séculos primitivos, quando a igreja cristã era uma só e não necessitava de reformas. O princípio, entretanto, foi um sermão pregado por Keble, em julho de 1833, em Sta. Maria, Oxford, sobre a "Apostasia Nacional". Outro dos grandes defensores foi o competente erudito e profundamente religioso Eduardo B. Pusey. Milhares de proeminentes clérigos e leigos da igreja da Inglaterra apoiaram ativamente o movimento. Em 1845, seu principal dirigente, Newman, seguindo a lógica de suas convicções, ingressou na igreja católica romana. Essa separação seguida de outras, causou certo choque, porém não deteve a corrente anglo-católica.
Em nosso estudo do período moderno, nos últimos três séculos, nossa atenção dirigir-se-á especialmente para as igrejas que nasceram da Reforma. Pouco depois da Reforma apareceram três grupos diferentes na igreja inglesa: os elementos romanistas que procuravam fazer amizade e nova união com Roma; O anglicanismo, que estava satisfeito com as reformas moderadas estabelecidas nos reinados de Henrique VIII e da rainha Elisabete; e o grupo protestante radical que desejava uma igreja igual às que se estabeleceram em Genebra e Escócia. Após a Revolução de 1688, os puritanos foram reconhecidos como dissidentes da igreja da Inglaterra e conseguiram o direito de organizarem-se independentemente. Do movimento iniciado pelos puritanos surgiram três igrejas, a saber, a Presbiteriana, a Congregacional, e a Batista. Após a Revolução de 1688, os puritanos foram reconhecidos como dissidentes da igreja da Inglaterra e conseguiram o direito de organizarem-se independentemente. Do movimento iniciado pelos puritanos surgiram três igrejas, a saber, a Presbiteriana, a Congregacional, e a Batista.
Nos primeiros cinquenta anos do século dezoito, as igrejas da Inglaterra, a oficial e a dissidente, entraram em decadência. Os cultos eram formalistas, dominados por uma crença intelectual, mas sem poder moral sobre o povo. Carlos Wesley era o poeta sacro, cujos hinos enriqueceram a coleção hinológica a partir de seu tempo. João Wesley foi, sem dúvida alguma, o indiscutível dirigente e estadista do movimento. João Wesley encontrou a realidade da religião espiritual entre os morávios, um grupo dissidente da igreja Luterana. Os seguidores de Wesley foram chamados "metodistas", e Wesley aceitou sem relutância esse nome.
Apesar de haver sofrido, durante muitos anos, violenta oposição da igreja de Inglaterra, sem que lhe permitissem usar o púlpito para pregar, Wesley afirmava considerar-se membro da referida igreja; considerava o movimento que dirigia como uma sociedade não separada, mas dentro da igreja da Inglaterra. O movimento wesleyano despertou clérigos e dissidentes para um novo poder na vida cristã. Nenhum dirigente na igreja cristã conseguiu tantos seguidores como João Wesley. A Reforma estabeleceu o direito do juízo privado acerca da religião e da Bíblia, independente da autoridade sacerdotal e da igreja. Um resultado inevitável aconteceu: enquanto alguns pensadores aceitaram as idéias antigas da Bíblia como um livro sobrenatural, outros começaram a considerar a razão como autoridade suprema, e a reclamar uma interpretação racional e não sobrenatural das Escrituras.
O espírito racionalista cresceu e quase todas as universidades da Alemanha foram dominadas por ele. O racionalismo alcançou seu apogeu com a publicação do livro "A Vida de Jesus", de Frederico Strauss. Os três grandes líderes que fizeram com que a corrente do pensamento no século dezenove mudasse de racionalista para ortodoxa foram: Schliermacher (1769-1834), mui justamente chamado "o maior teólogo do século dezenove". Por exemplo, até então a vida de Cristo nunca fora escrita de forma escolástica. Depois do livro de Strauss (1835), as obras profundas sobre a vida de Jesus contam-se aos milhares. O racionalismo, que ameaçava proscrever e paralisar os efeitos do Cristianismo, na realidade, o que conseguiu foi aumentar a sua força.
Tratava-se de um esforço para separar a igreja da Inglaterra do protestantismo, e restaurar as doutrinas e práticas dos séculos primitivos, quando a igreja cristã era uma só e não necessitava de reformas. O princípio, entretanto, foi um sermão pregado por Keble, em julho de 1833, em Sta. Maria, Oxford, sobre a "Apostasia Nacional". Outro dos grandes defensores foi o competente erudito e profundamente religioso Eduardo B. Pusey. Milhares de proeminentes clérigos e leigos da igreja da Inglaterra apoiaram ativamente o movimento. Em 1845, seu principal dirigente, Newman, seguindo a lógica de suas convicções, ingressou na igreja católica romana. Essa separação seguida de outras, causou certo choque, porém não deteve a corrente anglo-católica.