Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Imagem do corpo

O estudo apresentado neste capítulo “Conceito e princípios da imagem corporal” buscou articular e explicitar alguns conceitos teóricos que são utilizados no campo da  psicanálise sobre a constituição do eu e a imagem pessoal nas interfaces com os mais diversos campos das ciências da saúde e sociais.

Tanto Freud quanto Lacan e Dolto demonstraram por meio de suas obras literárias que o sujeito se constitui e não nasce pronto. O eu, instância, sobretudo imaginária, sofre modificações ao longo do tempo de existência de cada sujeito. Também a imagem corporal muda, como também muda o olhar para o mundo, para os outros e, acima de tudo, para si mesmo.

Freud afirma que o sujeito referido pela Psicanálise é fundado na linguagem por já existir na história e no desejo dos pais de ter um filho. Lacan, ao tomar a teoria de Freud, avança na noção de sujeito, e afirma que ele depende de um outro para a sua constituição. Françoise Dolto, nos introduz o conceito de imagem inconsciente do corpo, que tem articulações com o conceito de imagem corporal, formulado por Lacan. Afirma que todo sujeito teria uma imagem inconsciente do corpo, que se trata de vivências de imagens extremamente arcaicas e precoces de corpo, situadas na base do narcisismo. Esta vivência poderia ter início já no ventre da mãe, antes do nascimento do bebê, mas quando este já possui um corpo. E neste desenvolvimento, a imagem especular e a imagem do outro são fundamentais.

A imagem do corpo é específica de cada indivíduo , estando associada ao sujeito e á sua história.