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A Imagem do eu
Eduardo Barros@eduardo-barros
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#1 · março 13, 2025, 8:01 pm
Citação de Eduardo Barros em março 13, 2025, 8:01 pmFreud, Lacan e Dolto. Buscam o entendimento das relações entre o inconsciente e a consciência nas dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, com as teorias dos domínios e das ações do psiquismo. Iniciaremos com a constituição do eu, buscando a compreensão do estado de desamparo caracterís-tico do recém-nascido até a sua inserção no mundo — via os sistemas percepção-consciência.Freud, a partir de 1920, com a segunda tópica da psicanálise, am-plifica o entendimento sobre o eu — que inicialmente era somenteconsciência — para um entendimento de que o ego, como represen-tante da personalidade, é o eu do indivíduo. Este último toma decisõese controla ações considerando as condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento. Lacan, por sua vez, a partir de 1936,postulou uma nova abordagem, na qual o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho. Em 1984,Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o principal elementona constituição do eu.
Freud, Lacan e Dolto. Buscam o entendimento das relações entre o inconsciente e a consciência nas dimensões tópica, dinâmica e econômica do psiquismo, com as teorias dos domínios e das ações do psiquismo. Iniciaremos com a constituição do eu, buscando a compreensão do estado de desamparo caracterís-tico do recém-nascido até a sua inserção no mundo — via os sistemas percepção-consciência.
Freud, a partir de 1920, com a segunda tópica da psicanálise, am-plifica o entendimento sobre o eu — que inicialmente era somente
consciência — para um entendimento de que o ego, como represen-tante da personalidade, é o eu do indivíduo. Este último toma decisões
e controla ações considerando as condições objetivas da realidade e se desenvolve desde o nascimento. Lacan, por sua vez, a partir de 1936,
postulou uma nova abordagem, na qual o eu pode ser compreendido como instância do imaginário, durante o estádio do espelho. Em 1984,
Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o principal elemento
na constituição do eu.
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