A imagem e a construção do eu
Citação de RENATA BALMANT em julho 26, 2023, 7:56 pmO eu é constituído na relação com outro sendo que essa alteridade habita, permanentemente, o cerne do eu.Com o narcisismo, se compreende que tanto o corpo próprio quanto o sujeito se constituem a partir do outro. A identificação será o conceito que torna efetiva a afirmação de que na origem do eu está o outro.
Citação de Maria do Carmo Ferreira em agosto 2, 2023, 12:24 pmA nossa imagem pessoal,nosso eu, define muito nossa jornada pela vida....e a vida em sociedade
A nossa imagem pessoal,nosso eu, define muito nossa jornada pela vida....e a vida em sociedade
Citação de Maria do Carmo Ferreira em agosto 2, 2023, 12:25 pmA imagem íntima que temos de nós mesmos, é o olhar no espelho ever nossa alma....de nossa visão de quem somos ,define nossa vida e nossa jornada.
A imagem íntima que temos de nós mesmos, é o olhar no espelho ever nossa alma....de nossa visão de quem somos ,define nossa vida e nossa jornada.
Citação de CINEIDE NASCIMENTO em agosto 11, 2023, 10:28 pmFreud com o segundo tópico da psicanálise amplia o entendimento do eu , que inicialmente era somente consciência em que o ego como representante da personalidade é o eu do indivíduo. Tomando decisões e controla ações considerando as condições objetivas da realidade e desenvolve desde o nascimento. Lacan postulou uma nova abordagem no qual o eu pode ser compreendido como instância no imaginário durante o estádio do espelho. Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.
Freud com o segundo tópico da psicanálise amplia o entendimento do eu , que inicialmente era somente consciência em que o ego como representante da personalidade é o eu do indivíduo. Tomando decisões e controla ações considerando as condições objetivas da realidade e desenvolve desde o nascimento. Lacan postulou uma nova abordagem no qual o eu pode ser compreendido como instância no imaginário durante o estádio do espelho. Dolto especifica diferenças fundamentais entre a imagem do corpo e o esquema corporal, no qual a imagem do corpo é o principal elemento na constituição do eu.