Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A imagem pessoal e o ideal do eu.

Na ótica da Psicanálise, referente ao que é a imagem pessoal, seus princípios são estabelecidos na maneira como o indivíduo se percebe e assim sendo, constrói-se a sua identidade.
O que estabelece a imagem pessoal e a personalidade num equilíbrio saudável, é a relação do indivíduo com fatores psicológicos e sociais, que se bem experienciados, se tornam fatores fundamentais, para moldar a imagem pessoal.

A capacidade de se diferenciar dos outros indivíduos, nos leva a desenvolver a nossa identidade de forma exclusiva e, isso é parte essencial da nossa imagem pessoal.
Para tal capacidade, a diferenciação de um indivíduo para outros se dar por meio de percepções, características da nossa estrutura física, traços depersonalidade, valores e princípios interpessoal e individuais.

Ter reconhecimento dos outros indivíduos, é também uma das buscas constantes, para que a imagem pessoal seja validado pela aprovação alheia. Temos por prioridade na maioria das vezes, o buscar apoio e estímulos emocionais que jugamos positivos e benéficos, daqueles a quem consideramos mais íntimos, uma vez que com isso, temos uma visão geral de nós mesmos através do olhar e interpretação dos outros a nossa respeito.
Com tudo podemos sofrer interpretações e juízo de valor com distorções e atitudes de reprovação dos outros a nossa imagem pessoal e afins.

A imagem pessoal tem por pretensão tudo o que gostaríamos de ser, isso não traz a necessidade de ver forma como somos. A autoimagem tende a ser influenciada a partir de experiências do passado, relacionamentos com impactos significativos, padrões de conduta estimados pelo viés do pertencer cultural.
O ideal do eu sempre busca a expectativa de atingir o nível de quem gostaríamos de ser, a fim de alcançarmos a nossa identidade em razão de jugarmos que esta, representará a nossa essência existencial, na forma de autoimagem do eu ideal.

É fato que o indivíduo para que segundo o seu entendimento, consiga alcançar e manter a autoimagem ideal, estabeleça um comportamento que reflita coerência e isso, por meio de suas próprias análises de seu ser interior. Por outro a ausência de coerência neste sentido, pode acarretar em inúmeros conflitos internos desencadeando transtornos tais como ansiedade, crises de pânico, depressão e confusões quanto a sua identidade existencial.

É durante os períodos de mudança e até mesmo por significativo crescimento existencial, que fica claro que por se tratar de uma constante evolução do indivíduo, que a imagem pessoal pode sofrer novas versões e neste sentido, podemos afirmar que ela está sempre em modelação. Desafios, oportunidades inéditas de vivências, influências que se renovam com as novas culturas sociais, crenças, tudo isso é a razão pela qual a imagem pessoal não está fixada, podendo ter variações ou até mesmo mudança radical.

Para a Psicanálise é fundamental a compreensão dos princípios que define a imagem pessoal do indivíduo, isso faz com que se tenha a real percepção da identidade individual. Além disso, ajuda a identificar todos os fatores de influência internos e externos. A Psicanálise se concentra na investigação do indivíduo com a finalidade de explorar tudo que está relacionado a promoção do desenvolvimento sustentável da identidade através dos benefícios psicológicos.Conclui-se que o eu ideal e a imagem pessoal são estruturas vitalícios na ótica do indivíduo e, portanto cabe ao Psicanalista conduzir a análise para o processo da investigação de tudo que tende a gerar ou está gerando conflitos internos de seus pacientes, na busca por uma imagem pessoal e do eu ideal.