A Imagem pessoal na Psicanálise
Citação de Diego De Melo em dezembro 26, 2024, 3:24 amA imagem pessoal na psicanálise é um conceito complexo que envolve a relação entre o eu, o corpo e as identificações sociais. Na estrutura da imagem pessoal, na psicanálise, especialmente nas obras de Freud e Lacan, considera a imagem pessoal como uma construção que emerge da relação do indivíduo com seu corpo e com o outro. A formação da imagem do corpo é vista como um processo dinâmico que envolve identificações primárias e a interação com o ambiente social. Um conceito central na compreensão da imagem pessoal é o estádio do espelho, proposto por Lacan. Neste estágio, o sujeito se reconhece pela primeira vez em sua imagem refletida, o que marca o início da formação do Eu. Essa identificação inicial é crucial para a construção da subjetividade e está ligada ao narcisismo, onde a imagem se torna uma referência para o eu ideal.
A imagem pessoal na psicanálise é um conceito complexo que envolve a relação entre o eu, o corpo e as identificações sociais. Na estrutura da imagem pessoal, na psicanálise, especialmente nas obras de Freud e Lacan, considera a imagem pessoal como uma construção que emerge da relação do indivíduo com seu corpo e com o outro. A formação da imagem do corpo é vista como um processo dinâmico que envolve identificações primárias e a interação com o ambiente social. Um conceito central na compreensão da imagem pessoal é o estádio do espelho, proposto por Lacan. Neste estágio, o sujeito se reconhece pela primeira vez em sua imagem refletida, o que marca o início da formação do Eu. Essa identificação inicial é crucial para a construção da subjetividade e está ligada ao narcisismo, onde a imagem se torna uma referência para o eu ideal.