Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A importância dos mecanismos de defesa

Os mecanismos de defesa vão possibilitar à pessoa uma relação com o mundo, garantindo sua sobrevivência psíquica. Alguns mecanismos de defesa são: Recalcamento ou repressão, negação, Renegação ou recusa, Regressão, Conversão orgânica, Projeção, Deslocamento, Racionalização, Formação Reativa e Sublimação.

 

O Recalcamento ou Repressão é uma defesa contra as ideias incompatíveis com o Eu. As idéias ou impulsos indesejáveis para a consciência são reprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Ele afasta determinada coisa do consciente, mantendo a distância. É uma forma de negação fora da consciência. Negação é quando se nega a realidade exterior e a substitui por outra que não existe, afim de evitar sofrimento, proteção da autoestima, satisfação de desejos ou por comportamento.

 

De uma forma inconsciente a pessoa não quer tomar conhecimento de um fato, pensamento ou sentimento. Na Renegação ocorre o rompimento parcial com a realidade. A pessoa não nega a existência da verdade, diferente do mecanismo da negação. Na negação o psicótico rompe totalmente com a realidade, enquanto na Renegação existe um rompimento parcial relacionado à perversão.

Hawlusson has reacted to this post.
Hawlusson

Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito.

Os mecanismos de defesa são determinados pela forma como se dá a organização do ego: quando bem organizado, tende a ter reações mais conscientes e racionais