Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

a origem da psicanalise

O que é o inconsciente?

Para entendermos o que é o inconsciente, precisamos conhecer os seus dois irmão:

• consciente
  • pré-consciente

Consciente

Lembro do que aconteceu, sei me situar em tempo e espaço (ex.: ano passado, na casa dos meus pais [...])

Pré-consciente

Lembro do que aconteceu, mas isso foi quando mesmo? Será que foi exatamente assim?

Inconsciente

Eu não lembro, mas ele (inconsciente) lembra, e por lembrar, me protege de coisas que ele acha que são perigosas. É dele que emana os desejos e impulsos que dirigem as escolhas e os sentimentos do ser humano.

• Compostos psíquicos básicos: Id, ego e superego

Entre os anos de 1920 e 1923, Freud definiu uma segunda teoria dizendo que os compostos psíquicos eram formados por três elementos, sendo eles:

• Id: impulsos cegos e impessoais devotados à satisfação pessoal [...] , não consegue perceber os limites de suas ações;
    • Ego: "freio de burro" - regula as ações entre a pessoa e o meio. Autopreservação do organismo;
    • Superego: Como suas funções básicas, você pode considerar a criação da culpa, do sentimento de inferioridade, da virtude, da equação mágica entre o desejo e a ação e da necessidade inconsciente de punição.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.