Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da psicanálise

Neste módulo compreendi que Freud fez um excelente serviço para a humanidade estudando a psique humana.

Quando Freud começou a estudar descobriu a existência do aparelho psíquico, onde nele haviam os três principais componentes que dominaram o que chamamos de vida humana (ou vida consciente), tudo começa pelo descobrimento do consciente,  pré consciente, e inconsciente e tambem o Ego e Super ego.

Id e o lugar a onde os impulsos não humanizados são produzidos, onde os impulsos primitivos são lançados também.

Ego e o que se constrói durante o crescimento que é onde aprendemos a conviver sabendo diferenciar bem e mal, e o ego também é o responsável por controlar os impulsos emanados do ID fazendo com que contenha essas vontades.

O super ego e responsável pelo proteger do eu, fazendo com que nós sentimos culpa, medo de castigo, lugar que controla todo sintomas emanados pelo Id, e pelo ego.

Também pude notar nesse módulo o quão o ego luta pra conter os impulsos do Id e quando ele não consegue nos cai o sentimento de culpa, vergonhas e medo de punição.

Outra coisa é que o ser humano quando apegado a um certo modo de repetição e vício em alguma coisa acaba que não conseguindo enxergar que aquilo te faz mal, obedecendo todas as vontades do incociente e chamando isso tudo de destino, o autoconhecimento dessas repetições é vicios acaba que ajudando a controlar a mente e não ser controlado.

Miriam Rodrigues Tavares has reacted to this post.
Miriam Rodrigues Tavares

Em determinadas situações o individuo cria algumas expectativas e ao se deparar com a realidade fica frustrado, e não consegue se controlar, por isso a importância de se conhecer, entender a sociedade em que está inserido, e estudar muito, ler, e procurar conhecimentos extras. Ao estudar Freud, conseguimos perceber a dimensão e a complexidade do ser humano.

Para mim uma das melhores descobertas deste módulo está na diferenciação entre o Id, Ego e Superego. Sendo que o primeiro diz respeito aos impulsos humanos sem qualquer domínio, o segundo sendo o momento me que esses impulsos são controlados, e o terceiro quando tais impulsos são suprimidos.