Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da Psicanálise

A origem da história da Psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud, que utilizou elementos observados à sua volta como base para criar suas teorias sobre a mente e o comportamento humano, buscando compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose. Ele também fez explanações sobre o que denominou de composição da mente humana. Todos esses estudos e os métodos de terapias por ele criados resultaram na Psicanálise.
Ao elaborar seus estudos, Freud esbarrou na sexualidade humana, criando partir disso, o conceito de inconsciente, que seria uma das partes da mente humana. A constituição do aparelho psíquico humano, o complexo de Édipo, a análise, o conceito de libido, a teoria da incompletude, são algumas das importantes formulações propostas por Freud ainda no início da história da Psicanálise, as quais auxiliaram na sua difusão nos mais variados meios e em diversificados campos de estudos.

psicanálise é a área de investigação da mente humana. Sob os seus domínios estão diversos tipos de tratamentos de saúde clínica.

A origem da psicanálise se dá no século XIX a partir dos estudos da psique humana pelo médico Sigmund Freud, em 1881, quando ainda trabalhava no Hospital Geral de Viena.

Segundo Freud, a psicanálise seria a “profissão de pessoas leigas que curam almas”. No sentido científico da palavra, “alma” seria o equivalente a “mente” ou “inteligência”, atribuindo esse valor à condição das patologias que atingem e afligem muitas pessoas no mundo.

A mente humana é cheia de conflitos, estudar o consciente humano continua sendo um desafio, pois o comportamento humano muitas vezes é levado pelos seus instintos, criando sentimentos que muitas vezes não são percebidos com diz Freud.