Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Origem da Psicanálise

A psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX. Freud, um médico austríaco, desenvolveu essa abordagem para compreender a mente humana, destacando a importância do inconsciente, dos desejos reprimidos e da análise dos sonhos como meio de explorar o psiquismo. Suas ideias revolucionaram a compreensão da psicologia e tiveram um impacto significativo na terapia e na teoria psicológica.

Os princípios da imagem pessoal na psicanálise referem-se à forma como uma pessoa se percebe e constrói sua identidade. A imagem pessoal é moldada por fatores psicológicos e sociais e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável da personalidade.

Me vejo em Freud buscando conhecimento para entender primeiramente a si mesmo, e aplicando esse conhecimento para ajudar a outras pessoas também.

Posteriormente aprofundou seus estudos e revolucionou a forma de entender e tratar transtornos.

A frase "de perto ninguém é normal" define a sociedade atual. Todos têm algum medo, trauma ou fobia. Nem todos têm a coragem de olhar pra dentro de si com a profundidade necessária para tratá-los.

Id, quer realizar todos os desejos. É como uma criança, sem filtro. Ego, é um pouco mais evoluído, quer se preservar, por isso, leva a pessoa a refletir antes de agir. Superego, age querendo preservar o que é moralmente aceito e gera culpa. E a sublimação é a maturidade, que vem apaziguar e manter a ordem social, sem a qual a convivência humana seria perigosa e difícil.

Não que não seja hoje em dia. Vemos uma geração que se recusa a amadurecer, a evoluir.

A palavra de ordem é amadurecer, entender o porquê de cada "fantasma" que te assombra, tratá-los enquanto segue em frente.