A ORIGEM DA PSICANÁLISE
Citação de Vanessa Ribeiro Franquim em fevereiro 23, 2024, 11:34 amNeste módulo introdutório vários tópicos me chamaram atenção como a 1a teoria de Freud, no qual é composto por três partes do aparelho Psíquico (Consciente, Pré-consciente e Inconsciente, a sua principal descoberta).
A 2a teoria de Freud, como a Estrutura do Aparelho Psíquico, dividindo a estrutura do aparelho psíquico em partes (ID, EGO E SUPERGO), e seus mecanismos de defesa, sendo o mais estudado a SUBLIMAÇÃO, o qual permite que conteúdos que não podem ser expressos de forma violenta, sejam manifestados na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas etc.
Neste módulo introdutório vários tópicos me chamaram atenção como a 1a teoria de Freud, no qual é composto por três partes do aparelho Psíquico (Consciente, Pré-consciente e Inconsciente, a sua principal descoberta).
A 2a teoria de Freud, como a Estrutura do Aparelho Psíquico, dividindo a estrutura do aparelho psíquico em partes (ID, EGO E SUPERGO), e seus mecanismos de defesa, sendo o mais estudado a SUBLIMAÇÃO, o qual permite que conteúdos que não podem ser expressos de forma violenta, sejam manifestados na vida em sociedade por meio de atividades intelectuais, artísticas etc.
Citação de Joelina Amaral de Souza Caldeira em fevereiro 29, 2024, 5:20 pmAs teorias de Freud, tem sido surpreendentes até os dias atuais. pois sua teoria sobre o inconsciente e sobre o funcionamento do aparelho psíquico revolucionou a maneira de se entender e tratar os transtornos psicológicos. A um grande beneficio de estudar a Psicanálise, tais como; autoconhecimento, auto responsabilidade, tratamento de doenças psíquicas e psicossomáticas, elaborações das emoções e desejos... entre muitos outros.
As teorias de Freud, tem sido surpreendentes até os dias atuais. pois sua teoria sobre o inconsciente e sobre o funcionamento do aparelho psíquico revolucionou a maneira de se entender e tratar os transtornos psicológicos. A um grande beneficio de estudar a Psicanálise, tais como; autoconhecimento, auto responsabilidade, tratamento de doenças psíquicas e psicossomáticas, elaborações das emoções e desejos... entre muitos outros.
Citação de Carlos Botelho Costa em fevereiro 29, 2024, 5:51 pmNeste primeiro contato que tive com o estudo em Psicanálise Clínica, me chamou a atenção a questão dos três elementos básicos do sistema psíquico e em como há uma interação constante entre eles. Entretanto, essa interação constante pode resultar em problemas como o surto psicótico por exemplo. O conceito de Sublimação que busca de certa forma harmonizar esses conflitos é bastante interessante ao revelar, por exemplo, a arte como um dos mecanismos capazes talvez em primeira análise, de transformar os impulsos indesejáveis em algo menos danoso, sendo assim, possível uma convivência social.
A ideia do inconsciente como um lugar em que se emanam os desejos e os impulsos que por sua vez, dirigem as escolhas e sentimentos do ser humano, ou seja, lugar em que o sujeito se encontra plenamente.
Percebi, também, a necessidade que o homem tem de estar e ou viver em um relacionamento estável e saudável, tornando assim menos difícil lidar com as dificuldades que venham por exemplo de uma decepção. O indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiam a sociedade como um todo.
Conclui-se que um autoconhecimento e de suma importância para se estabelecer um equilíbrio no sistema psíquico.
Neste primeiro contato que tive com o estudo em Psicanálise Clínica, me chamou a atenção a questão dos três elementos básicos do sistema psíquico e em como há uma interação constante entre eles. Entretanto, essa interação constante pode resultar em problemas como o surto psicótico por exemplo. O conceito de Sublimação que busca de certa forma harmonizar esses conflitos é bastante interessante ao revelar, por exemplo, a arte como um dos mecanismos capazes talvez em primeira análise, de transformar os impulsos indesejáveis em algo menos danoso, sendo assim, possível uma convivência social.
A ideia do inconsciente como um lugar em que se emanam os desejos e os impulsos que por sua vez, dirigem as escolhas e sentimentos do ser humano, ou seja, lugar em que o sujeito se encontra plenamente.
Percebi, também, a necessidade que o homem tem de estar e ou viver em um relacionamento estável e saudável, tornando assim menos difícil lidar com as dificuldades que venham por exemplo de uma decepção. O indivíduo consegue transformar uma força destrutiva interior em ações que beneficiam a sociedade como um todo.
Conclui-se que um autoconhecimento e de suma importância para se estabelecer um equilíbrio no sistema psíquico.
Citação de Adriano dos Santos em fevereiro 29, 2024, 7:46 pmO estudo da Psicanálise Clínica revela um conceito interessante dos três elementos (consciência, preconsciência e inconsciência), pela busca de libertação do "eu social", e, ao mesmo tempo, da libertação do "eu indivíduo" com seus paradigmas existenciais. Ao rever a entrevista do Luiz Felipe Pondé, optamos pelo contrato utilitarista, o que nos torna reféns do consumismo desenfreado, com o intuito final de entulhar coisas em nossos buracos emocionais e existênciais.
O estudo da Psicanálise Clínica revela um conceito interessante dos três elementos (consciência, preconsciência e inconsciência), pela busca de libertação do "eu social", e, ao mesmo tempo, da libertação do "eu indivíduo" com seus paradigmas existenciais. Ao rever a entrevista do Luiz Felipe Pondé, optamos pelo contrato utilitarista, o que nos torna reféns do consumismo desenfreado, com o intuito final de entulhar coisas em nossos buracos emocionais e existênciais.