A Origem da Psicanálise
Citação de patricia.fiaesprojetos@gmail.com em julho 1, 2024, 3:36 pmA psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX, a meu ver é atual e necessária, em meus anos de estudos e trabalho na área de educação e atendimento, percebo o quanto a superficialidade é danosa ao ser humano, tornando-os sectários, frágeis e consumistas. Por isso há uma necessidade de buscar entender as profundezas da mente humana, especialmente os aspectos inconscientes que influenciam o comportamento, para a compreensão de quem se é, e o que de fato se quer, oportunizando-se transformar alguns aspectos da vida. Quando ele introduz conceitos fundamentais como o inconsciente e inicia seus estudos usando as técnicas de análise de sonhos e livre associação em seus estudos de casos clínicos, ele explora os conflitos internos que geralmente são originados na infância, às vezes devido à imaturidade do ser, entendendo que esses conflitos, podem afetar a saúde mental, assim como também influencia outros aspectos como convívio social, desenvolvimento de doenças psicossomáticas e muitas vezes paralisando outras áreas da existência, por ser tão abrangente a psicanálise pioneira na compreensão do papel do inconsciente influenciou profundamente diversas áreas, incluindo psicologia, psiquiatria, literatura e cultura.
A psicanálise desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX e início do século XX, a meu ver é atual e necessária, em meus anos de estudos e trabalho na área de educação e atendimento, percebo o quanto a superficialidade é danosa ao ser humano, tornando-os sectários, frágeis e consumistas. Por isso há uma necessidade de buscar entender as profundezas da mente humana, especialmente os aspectos inconscientes que influenciam o comportamento, para a compreensão de quem se é, e o que de fato se quer, oportunizando-se transformar alguns aspectos da vida. Quando ele introduz conceitos fundamentais como o inconsciente e inicia seus estudos usando as técnicas de análise de sonhos e livre associação em seus estudos de casos clínicos, ele explora os conflitos internos que geralmente são originados na infância, às vezes devido à imaturidade do ser, entendendo que esses conflitos, podem afetar a saúde mental, assim como também influencia outros aspectos como convívio social, desenvolvimento de doenças psicossomáticas e muitas vezes paralisando outras áreas da existência, por ser tão abrangente a psicanálise pioneira na compreensão do papel do inconsciente influenciou profundamente diversas áreas, incluindo psicologia, psiquiatria, literatura e cultura.