Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Origem da Psicanálise

RESUMO DA APRENDIZAGEM

 

MÓDULO 1  Psicanálise

 

Introdução: A psicanálise surgiu em Viena, por volta do século XIX (por volta dos anos 1886)

Sigmund Schlomo Freud, " Freud" nome de origem judaica que significa alegria. Médico neurologista, natural da cidade de Freuberg (conhecido como o pai da psicanálise) seu objetivo era entender como funcionava a mente dos homens, em especial daqueles que tinham sofrimento mental. Ele entendia que as pessoas que não expressavam seus sentimentos tinham a mente doente, e que, ao aplicar técnicas da psicanálise, "livre associação" ( técnica de cura pela fala) e a "interpretação dos sonhos", Os pacientes eram estimulados a externar seus pensamentos e memórias que causavam seus traumas.

Freud e suas obras: Essa busca por entender o funcionamento da vida psíquica levou Freud  a escrever uma série de textos, livros e artigos, frutos da investigação meticulosa e cuidadosa de casos reais, muitos deles de seus próprios pacientes. Entre as obras de Freud, se destacam: A interpretação dos Sonhos, A Psicopatologia da vida cotidiana, O mal-estar na civilização, Reflexões para o tempo de guerra e morte, entre muitas outras.

Descoberta de Freud

Ao perceber nas sessões de análise que alguns de seus pacientes ficavam estranhamente embaraçados e retraídos com certos pensamentos ou conteúdos lembrados, Freud notou que havia uma força maior que tentava impedir tais fatos e pensamentos de vir a tona.

Freud nomeia a psicanálise em 3 instâncias do aparelho Psíquicos que trata-se da organização e funcionamento da mente humana.

Consciente, Pré-consciente e inconsciente.

  • Consciente: é relativo de quem sente, pensa e atua com conhecimento daquilo que faz. O termo tem a sua origem no latim e traduz-se em "Saber perfeitamente." O que tem conhecimento de sua própria existência e capacidade de pensar, desejar, perceber, está num estado consciente.

  • Pré-consciente: é uma instância do depois, o que não está presente na consciência, mas poder ser lembrado com esforço mínimo.

  • Inconsciente: onde a memória desloca no esquecimento. Os conteúdos mentais/emocionais não acessados pela razão, e que a consciência não captura. Nele estão os conteúdos da memória, as lembranças boas e ruins, isto é, fatos ou lembranças de episódios não conscientes.

Freud definiu o inconsciente como o sistema em que estão agrupados os conteúdos não presentes na consciência. É lá que residem os conteúdos reprimidos que são impedidos de chegar à consciência . Isso acontece devido á ação da censura de mecanismos de defesa internos.

Freud saliente que o inconsciente é uma parte do sistema psíquico que é dirigida por leis próprias de funcionamento, não estando limitada à concepção de tempo. No inconsciente, não há noção de passado e presente.

Além dessas descobertas, Freud também concebeu uma segunda teoria ao afirmar que o aparelho psíquico é composto de três componentes especiais. Foi ai que ele introduziu os conceitos de ID, EGO E SUPEREGO.

ID: Impulsividade , EGO: Racionalidade, Superego: Moralidade.

Segundo Freud, o desenvolvimento dessas personalidades surge através dessas instâncias que forma-se através de uma sequência de estágios Psicossexuais que ocorrem desde o nascimento até a idade de 06/07 anos.