A Origem da Psicanálise
Citação de MarciaVS em julho 14, 2024, 5:50 pmA nível de discussão em fórum, só gostaria de colocar poucas considerações sobre esse primeiro módulo, já que e só o começo da aprendizagem. Além disso, como levantar questões sobre algo tão consolidado e colocado como absoluto.
A nível de discussão em fórum, só gostaria de colocar poucas considerações sobre esse primeiro módulo, já que e só o começo da aprendizagem. Além disso, como levantar questões sobre algo tão consolidado e colocado como absoluto.
Citação de MarciaVS em julho 14, 2024, 5:51 pmAchei tudo muito interessante e me identifico com Freud no sentido da necessidade de conhecer a mente humana e do valor do autoconhecimento. Ao mesmo tempo percebo muito pessimismo nas conclusões da psicanálise, apesar de não poder refutar os argumentos em que se baseia... Além disso, focando nos transtornos, eleva-se o fato.
Mas como disse no começo, isso é só um achismo. Está tudo muito subjetivo em minha mente ainda. E me parece que o caminho pela frente será ainda mais fascinante...
Achei tudo muito interessante e me identifico com Freud no sentido da necessidade de conhecer a mente humana e do valor do autoconhecimento. Ao mesmo tempo percebo muito pessimismo nas conclusões da psicanálise, apesar de não poder refutar os argumentos em que se baseia... Além disso, focando nos transtornos, eleva-se o fato.
Mas como disse no começo, isso é só um achismo. Está tudo muito subjetivo em minha mente ainda. E me parece que o caminho pela frente será ainda mais fascinante...
Citação de Luiz Marcos Leite do Nascimento em julho 14, 2024, 7:21 pmAchei um início empolgante, é um longo caminho, imagino que mesmo fechando todo o material ainda não me sentirei livre, leve e solto, com uma temática tão abrangente, o ser humano é um universo, acredito que não há cercas, restrições e resumo para identificação de um ser em sua totalidade.
Espero que a continuidade do estudo dê-se como o início, vamos em frente!
Achei um início empolgante, é um longo caminho, imagino que mesmo fechando todo o material ainda não me sentirei livre, leve e solto, com uma temática tão abrangente, o ser humano é um universo, acredito que não há cercas, restrições e resumo para identificação de um ser em sua totalidade.
Espero que a continuidade do estudo dê-se como o início, vamos em frente!