Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da psicanálise

Sigmond Freud, na tentativa de encontrar respostas para o seu próprio vazio, cria a psicanálise, uma forma radical e nova de perceber o ser humano e suas relações sociais. Isso se deu num período onde a psicologia e as ciências empíricas dominavam. Porém, mostra sua relevância na forma como influencia na organização da sociedade contemporânea, nas várias áreas do saber e na cultura.

O desejo de Freud de entender suas dores, as suas respostas à situações da vida, o funcionamento da vida psíquica, o motivou. Isso mostra que a busca pelo autoconhecimento pode nos levar a compreensões do que antes se quer imaginavamos existir.

Antes de chegar à psicanálise, Freud iniciou suas investigações através da hipinose, passando em seguida para a concentração, depois através da conversação formal dirigida e, por conseguinte, através da conversação livre. Descobrindo assim, os elementos denominados resistência e repressão. Freud então descobriu o inconsciente, que segundo ele, é um recipiente intrapsiquico onde todas as memórias residem.

Daí, a psicanálise se tornou uma das mais importantes teorias que dão suporte à forma de pensar das sociedades atuais.