Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da psicanálise

Baseado nos estudos e no meu aprendizado a teoria psicanalista, a imagem corporal e a constituição do eu são apresentadas de modos distintos. Imagem corporal: A imagem do corpo é marcada pela forma como o sujeito é visto pelo outro, o que influencia a sua constituição subjetiva e a imagem que assume. Constituição do eu: sando que o eu sou um ato psíquico que se origina do contato do indivíduo com a realidade que tem como núcleo intelectualmente organizados, perceptivos e consciente. O eu é, principalmente, um "eu corporal", ou seja, mecanismo pelo qual o ser humano atribui a outra pessoa seus próprios sentimentos e motivações psíquicos da superfície do corpo. A psicanálise propõe uma nova visão do homem, dividindo a psique em uma parte consciente e outra inconsciente. Para Freud, o inconsciente é a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando o modo de viver dos sujeitos. A imagem é um elemento ativo na formação das representações sociais, pois favorece a socialização de significados e a concepção que um indivíduo tem, de um grupo ou sociedade tem sobre um tema ou assunto. Ela está presente nas relações sociais e nos comportamentos, opiniões e valores das pessoas. Sabendo que a teoria das representações sociais, proposta pelo francês Serge Moscovici, tem contribuído bastante para a construção da psicologia social no Brasil. Ela enfatiza o se caráter dinâmico do conhecimento e a sua relação entre o sujeito e a sociedade. Fica claro que a relação do corpo com a identidade e a imagem do sujeito são um tema s abordado a partir de diferentes perspectivas, como a psicanálise e a sociologia.