Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Origem da Psicanálise

No final do século XIX, foi criada por Freud a psicanálise criação e o método psicanalítico. Formado na Universidade de Viena em 1881, se especializou na área da psiquiatria e tornou-se um renomado neurologista. Entre os anos 1885 e 1886, Freud foi para Paris fazer estágio com um neurologista francês chamado Jean-Martin Charcot, que tratava os seus pacientes através do método da hipnose, esses eram considerados histéricos, afetados por transtornos neurológicos, o que chamou a atenção de Freud para pensar novas possibilidades de tratamento. Ao retornar para Viena, Freud passou a tratar os seus pacientes seguindo o método da hipnose. Quando o paciente se encontrava no estado hipnótico, ele era induzido pelo médico e havia uma alteração no seu estado de consciência, técnica que auxiliava a investigação do analista na compreensão do comportamento do paciente e sua relação com o sintoma que ele apresentava. Após algum tempo, Freud conheceu Josef Breuer, que conduzia os seus atendimentos permitindo que os pacientes apenas relatassem as suas queixas. Essa técnica que permitia que o paciente descarregasse seus afetos através da fala foi chamada de método catártico. Foi justamente essa experiência que culminou em uma das obras fundamentais de Freud, que foi os Estudos sobre a histeria (1893-1895). A partir disso, em 1896, Freud utilizou pela primeira vez a palavra ‘psicanálise’, com a finalidade de compreender  melhor o funcionamento da psique humana. Assim, o início da psicanálise foi marcado pela criação do método catártico, que permitia que o paciente liberasse as suas emoções através da fala e o analista, trabalhava com o conteúdo que revelava essa purgação de afetos que aparecia na fala do analisando. Depois de um certo tempo, Freud e Breuer começaram a discordar em alguns aspectos, para Freud, havia uma relação entre as lembranças dos pacientes e os conteúdos sexuais que eram originados na infância.

Em 1897, Breuer rompe definitivamente com Freud que, por sua vez, abandona a técnica da hipnose e passa a desenvolver novas ideias que culminaram no início da psicanálise. Foi a publicação da obra A interpretação dos sonhos (1900), que representou um marco inicial da psicanálise.

Nesse contexto, Freud seguiu desenvolvendo a abordagem e os conceitos que caracterizariam o método da psicanálise. Dentre os principais conceitos criados por Freud destaca-se a noção do inconsciente, as considerações sobre a sexualidade da criança e o Complexo de Édipo.

Tendo em vista a trajetória realizada por Freud, desde quando ele começou os seus estudos na área da medicina em Viena, foi possível perceber que as conexões que ele criou com outros pensadores, tais como Charcot e Breuer, foram decisivas para o início da psicanálise.

Dessa forma, desde a experiência com a hipnose até a criação do método catártico, Freud conseguiu aprimorar o método psicanalítico. Nesse contexto, Freud passou a notar que, ao deixar o paciente expor livremente através da fala suas dores e angústias, o tratamento começava a fluir e os recalques e repressões que geravam sofrimento psíquico ao paciente eram expostos na análise.

Quando Freud teve essa percepção, ele desenvolveu o método da associação livre que foi, de fato, a principal técnica que ele passou a utilizar nos seus atendimentos. A associação livre foi uma técnica fundamental no início da psicanálise.

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱