A origem da psicanálise
Citação de iara Santiago em junho 25, 2025, 11:36 amA psicanálise tem uma origem fascinante e transformadora, especialmente pelas ideias de Freud. Ele foi pioneiro ao enxergar que muitos dos nossos conflitos e comportamentos vêm do inconsciente, de lembranças e emoções reprimidas desde a infância. Acho muito interessante como ele percebeu que sintomas físicos podiam ter causas emocionais profundas. A partir de casos como o da paciente Anna O., Freud começou a desenvolver suas técnicas, como a associação livre e a análise dos sonhos. Para mim, a divisão da mente em id, ego e superego faz muito sentido para entender nossas escolhas e impulsos. Vejo a psicanálise como uma forma de mergulho interior, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Mesmo sendo antiga, ela ainda tem muito a contribuir nos dias de hoje.
A psicanálise tem uma origem fascinante e transformadora, especialmente pelas ideias de Freud. Ele foi pioneiro ao enxergar que muitos dos nossos conflitos e comportamentos vêm do inconsciente, de lembranças e emoções reprimidas desde a infância. Acho muito interessante como ele percebeu que sintomas físicos podiam ter causas emocionais profundas. A partir de casos como o da paciente Anna O., Freud começou a desenvolver suas técnicas, como a associação livre e a análise dos sonhos. Para mim, a divisão da mente em id, ego e superego faz muito sentido para entender nossas escolhas e impulsos. Vejo a psicanálise como uma forma de mergulho interior, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento. Mesmo sendo antiga, ela ainda tem muito a contribuir nos dias de hoje.