A Origem da Psicanálise
Citação de cleibiania marques e silva em outubro 30, 2025, 12:40 amEu entendi que a psicanálise surgiu com Freud a partir da necessidade de compreender melhor o ser humano, não só pela razão, mas pelas emoções e pelo inconsciente. Achei interessante perceber como ele observava que muitas atitudes e sintomas têm origem em conteúdos que a gente nem percebe, mas que influenciam nosso jeito de sentir e agir.
O estudo sobre o id, o ego e o superego mostra que dentro de nós existe um conflito constante entre o desejo, a moral e a realidade. Freud trouxe uma visão nova sobre isso, e também sobre como a sociedade e a cultura moldam o comportamento das pessoas.
Pra mim, a psicanálise é mais do que um método terapêutico, é uma forma de autoconhecimento. Entender o inconsciente ajuda a olhar pra dentro e a compreender melhor as próprias reações e escolhas.
Eu entendi que a psicanálise surgiu com Freud a partir da necessidade de compreender melhor o ser humano, não só pela razão, mas pelas emoções e pelo inconsciente. Achei interessante perceber como ele observava que muitas atitudes e sintomas têm origem em conteúdos que a gente nem percebe, mas que influenciam nosso jeito de sentir e agir.
O estudo sobre o id, o ego e o superego mostra que dentro de nós existe um conflito constante entre o desejo, a moral e a realidade. Freud trouxe uma visão nova sobre isso, e também sobre como a sociedade e a cultura moldam o comportamento das pessoas.
Pra mim, a psicanálise é mais do que um método terapêutico, é uma forma de autoconhecimento. Entender o inconsciente ajuda a olhar pra dentro e a compreender melhor as próprias reações e escolhas.