Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da psicanálise

Nessa primeira parte do estudo da psicanálise , o que mais me chamou atenção foi a contribuição de Freud  sobre  os três níveis da mente.

A mente consciente  é coordenada  através de conhecimentos, escrita, fala, tomadas de decisões , ou seja ações intencionais, diferentemente  do pré-consciente  que são as informações e conteúdos que não estão lá no momento mas que podem ser acessados, por exemplo uma lembrança de um machucado da infância . Já a mente inconsciente é onde fica as nossas intuições ,desejos, impulsos e etc. Para Freud , na mente inconsciente ficam os pensamentos proibidos, desejos reprimidos e onde fica localizada a maior parte das lembranças .

Dessa forma pela psicanálise, podemos ter acesso a mente inconsciente e descobrir traumas escondidos e transtornos no indivíduo.

 

Estudando a psicanálise, pude compreender a grande variação da mente humana, com a ajuda dos ensinamentos de Freud e suas descobertas,  com o ID, Ego e SuperEgo, entendi que alguns desejos, que suprimidos em algum momento de nossas vidas,  podem retornar como transtornos somáticaos e psicossomáticos.

Um trauma na infância poderá nos acarretar na vida adulta uma neurose, basta que um acontecimento nos remeta a sentimentos e lembranças deste trauma, mesmo que o tenhamos esquecido.

E com a psicanálise, podemos, junto com a ajuda do psicanalista, recordar o trauma inicial, tratando a neurose em sua origem.

Freud nos mostra que a livre associação,  onde o analisando fala livremente do que lhe vem a mente, torna-se um método muito eficaz, para se chegar a origem do problema e que este problema está no inconsciente do analisando, em épocas desconhecidas pelo mesmo, geralmente em sua infância.