Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da Psicanalise

A psicanalise começou com  Sigmund Freud (1856-1939), e lida com a experiência subjetiva de maneiras que outras terapias às vezes não fazem.

Com a Origem da Psicanalise , obtive conhecimento sobre seu surgimento de forma radical mas, com  uma perspectiva radical de perceber o ser humano e suas relações sociais que são demarcadas , por uma de suas instâncias o inconsciente. O que para Freud na teoria da psicanálise, o modo como a sociedade vê o ser humano e o mundo é permeado por noções , que foram antes de mais nada desenvolvida em um contexto, social, cultural, econômico e político de um momento histórico frutífero  da modernidade e de inquietações.

Entendi que Freud queria entender a si em primeiro e suas respostas as situações da vida ( com o material em vídeo, cujo tema foi  -O que Freud acharia de nós hoje? todo detalhado por Luíz Felipe Pondé, pude ter maior clareza do por que Freud quis entender a si mesmo ou seja qual seu trauma e o como ele o transformou- ou seja , no método terapêutico denominado psicanalise) para então , compreender aos outros seres humanos de sua época, suas relações e acima de tudo, sua natureza interior, a alma, o ser psíquico ou seja entender o funcionamento da vida psíquica.   Pude entender que, se autoconhecendo pode Freud, usar da criatividade para sublimar seu trauma.   Aprendi que em se tratando de de terapeutas que lidam com a psicanálise, não se pode falar de  cura  por  definitivo.   A psicanálise, nos aponta um caminho de processo, não um fim no sentido de uma chegada.  Pois muito da psicanálise se fala e se trata  da dor e sofrimento, inerente ao ser humano e sua trajetória de vida.

Usuário deletado has reacted to this post.
Usuário deletado

Cara colega,

Concordo plenamente, conhecer a si mesmo é a melhor maneira de entender o mundo e a vida. Somos seres imperfeitos e inacabados e por isso a busca pelo conhecimento deve ser contínua. Todos nós trazemos dores, sofrimentos e boas lembranças também, por vezes nos auto sabotamos ao não sabermos, seja consciente ou incoscientemente, fazer com que essas emoções transitem.