Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A origem da Psicanálise e o que absorvi.

Ao terminar essa primeira etapa, tenho ainda mais claro que a busca pelo autoconhecimento é a porta de entrada para qualquer pessoa que queira se tornar um analista. Assim como Freud que, motivado por sua necessidade de entender e aliviar um pouco a própria dor produzida pelo trauma com seu pai em sua infância, nós, os aspirantes a analistas, devemos absorver o conhecimento aqui disponibilizado para buscar a origem de nossas dores, trata-las e supera-las. Conhecer a si, colocar-se no lugar da serpente às vezes, é seguramente o melhor e talvez único caminho para o sucesso nessa área.

Por falar em se colocar no lugar da serpente, tema abordado pelo Pondé no final do vídeo quando ele cita O sonho do homem ridículo de Dostoievski. Que vídeo delicioso! Uma forma dinâmica e muito fácil de aprender, tomara que tenham mais vídeos como esse no decorrer do curso.

O início da psicanálise remonta ao final do século XIX, com as investigações e teorias desenvolvidas por Sigmund Freud. Ele propôs que muitos dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos são determinados por impulsos inconscientes e experiências passadas, muitas vezes esquecidas.

Freud desenvolveu técnicas como a livre associação e a interpretação dos sonhos para acessar o inconsciente e tratar distúrbios psicológicos. Sua abordagem revolucionária despertou controvérsias e resistência, mas também abriu caminho para uma nova compreensão da mente humana.

Hoje, a psicanálise influenciou profundamente a psicologia e a psiquiatria, além de ter impacto em áreas como a literatura, a arte e os estudos culturais. Sua ênfase na importância do inconsciente e na análise das profundezas da mente humana continua a ressoar e a inspirar novas abordagens na compreensão do comportamento humano.