Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Origem da Psicanálise - Fórum avaliativo

Na psicanálise o ser humano é dotado do inconsciente, isso faz com que a ideia de que o indivíduo domina suas ações não são totalmente verdadeiras, pois existem instintos que criam sentimentos, determinam comportamentos sem que percebemos, determinando que o ser humano não é tão autônomo como aborda a filosofia moderna.

O inconsciente foi a primeira teoria do aparelho psíquico desenvolvido por Freud, na busca do entendimento do porquê seus pacientes esquecem certas lembranças relacionadas a traumas vividos. Esta teoria é formada por três partes: o consciente, onde estão os acontecimentos que temos consciência, sabemos que eles existem; o pré-consciente, local intermediário entre a consciência e o esquecimento (inconsciente), e o inconsciente local não físico.

A segunda teoria de Freud é a estrutura e funcionamento do aparelho psíquico, percebendo que o inconsciente tem leis e uma lógica própria de agir independente do indivíduo. Formada por três componentes em constante interação para evitar sentimentos de culpa, estados dolorosos ou impossibilidade de realizar seus desejos. São eles o ID, Ego e SuperEgo. 

ID: tenta realizar seus desejos a todo custo, sem consciência de punição, o ego e o superego entram em ação para evitar ações prejudiciais;

Ego: Responsável por promover uma ação negociadora e consciente, levando a ação ponderada, analisando se deve ou não realizar o desejo provindo do ID.

SuperEgo: é o instinto ou mecanismo de defesa da repressão, leva o indivíduo a sentir culpa caso haja sem consciência(ID). 

Quando existem ações em conflitos entre esses três componentes do aparelho psíquico pode surgir o aparecimento de neuroses, de doenças psicossomáticas e desconfortos psicológicos.

Nesse “trama psicológico” o inconsciente conspira para que os desejos sejam realizados sem sentimentos de culpa. Isso é chamado de mecanismo de defesa, busca aliviar o conflito, falsificando ou negando a realidade, mantenedor da satisfação interior. 

O mecanismo de defesa mais estudado é a sublimação. Quando instintos impulsivos e violentos manifestados na sociedade são substituídos por atividades intelectuais, artísticas, esportivas e religiosas, ações que beneficiam as organizações sociais ao invés de prejudicá-las, sendo um importante instrumento de apaziguamento e manutenção da ordem social.

A psicanálise também está relacionada com a teoria social e a cultura, onde espaços são criados para que o indivíduo possa encontrar sua individualidade e liberdade na construção de sua racionalidade. Entretanto na visão atual não pode-se compreender o ser humano sem levar em conta o inconsciente, pois é nele que emanam os desejos e os impulsos que dão origem as escolhas e os sentimentos do ser humano, nele o indivíduo se encontra e se revela plenamente.

Franklin Fernandes Marinho has reacted to this post.
Franklin Fernandes Marinho