Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

A Origem da Psicanálise - Fórum Avaliativo

O que você achou o meu resumo?
Bom.
Nem bom, nem ruim.
Ruim.

Sigmund Freud, médico psiquiatra do século XIX, revolucionou a percepção que a ciência médica tinha sobre o homem ao imputar nele, não apenas o seu 'pensamento racional', aquele que está sempre acessível de forma consciente. Para Freud, o indivíduo possui uma 'área' em seu ser em que são mantidas memórias mais profundas e marcantes e que, muitas vezes, de forma subjetiva (não perceptível) influencia, em muito, as ações e reações das pessoas. Freud deu a esta 'área' o nome de Inconsciente.

É conhecido pela ciência que o nosso cérebro armazena mais facilmente, os acontecimentos de nossa vida em que haja mais emoção (júbilo, medo, prazer, dor etc.) mas, não necessariamente, acessamos estas memórias de forma subjetiva (certamente você não se lembra de muitas coisas que aconteceram em sua vida e que te marcaram profundamente, seja positiva, quer seja negativamente).

Essas memórias, segundo Freud, são armazenadas no Inconsciente.

Para ele, então, a consciência dessas memórias, trazer à luz essas lembranças, nos permitem - não apagá-las, mas - compreendê-las e, com isso, evitar que elas continuem nos prejudicando de alguma forma.

Inicialmente Freud utilizou-se da Hipnose para conseguir ajudar os pacientes a acessarem o inconsciente, percebendo que nem todos aceitavam a indução hipnótica facilmente, o mesmo desenvolveu um protocolo em formato de uma conversa guiada para ajudar na concentração e, por conseguinte, acessar as memórias no inconsciente. Por fim, aperfeiçoando as suas técnicas, optou-se por uma conversão livre.

A reunião dessas técnicas, métodos; é então a Psicanálise, que objetiva aplicar técnicas para entender as estruturas internas do inconsciente do indivíduo.

 

BARTIRA14 and Maycon Frank Ibsch have reacted to this post.
BARTIRA14Maycon Frank Ibsch

Freud demonstrou uma enorme empatia com o ser humano ao tentar incansavelmente ao longo de sua vida suavizar os sofrimentos emocionais das pessoas, criando um método de análise psicológica conhecida como Psicanálise.

Observou a estrutura dos pensamentos do indivíduo e sua relação com o outro, com o social, buscando compreender de onde se originam os sentimentos e como isso está vinculado aos desejos. Para isso, dividiu a compreensão da mente em três partes (podemos imaginar espaços), nomeados como: inconsciente, pré-consciente e consciente. Nestes "espaços" habitariam o que ele personificou como Id, inacessível ao indivíduo a nível de consciência. Seria o representante dos desejos mais instintivos. O Ego, o negociador, habita entre o consciente e o pré-consciente, com a função de realizar os desejos do Id, e o Superego, que coabita entre o consciente e o pré-consciente, de modo a ponderar o Ego em sua missão de satisfazer o Id.

A relação entre estas personificações, quando vista de forma saudável, ou seja, quando um desejo do Id, negociado razoavelmente entre o Ego e o Superego, seria atendido de maneira a ter uma atitude social mais aceita e valorosa teria criado um estado que é chamado de Sublimação. Isso traduz a ideia de transformar o impulso de um desejo impuro, instintivo, irracional, o que é entendido por Pulsão, em algo sublime, uma atitude ou feito que é admirável.

Como método de tratamento, Freud inicialmente utilizou a hipnose, acreditando que fazendo sugestões diretamente ao inconsciente pudesse apaziguar os conflitos internos. Porém, percebeu que com o passar do tempo os conflitos voltavam ou eram transferidos para outra problemática. Mais tarde, adotou a ideia da associação livre, que consistia no paciente falar livremente sobre o problema, enquanto poderia, de certo modo, ser sugerido pelo analista a uma condução ou reflexão que contribuisse para solução de seus conflitos.

Assim nasceu o termo psicanálise.

PS: Simplificado de modo que fizesse sentido para mim, o texto ficou um pouco informal, mas espero que não tenha perdido o sentido e também espero que realmente minha compreensão da Origem da Psicanálise tenha sido assertiva.

 

Thiago Vieira de Aguiar and Sonia Eggres Jans have reacted to this post.
Thiago Vieira de AguiarSonia Eggres Jans

Ficou resumido e fácil compreensão.

Thiago Vieira de Aguiar has reacted to this post.
Thiago Vieira de Aguiar

Achei ótimo, obrigado pela contribuição.

Thiago Vieira de Aguiar has reacted to this post.
Thiago Vieira de Aguiar